A Comunidade Evangélica de Brusque (Paróquias Bom Bastor, Martim Lutero e Unidos em Cristo) vai realizar um grande culto da Reforma Luterana, no próximo domingo, dia 26 de outubro, às 9 horas, no Centro Evangélico Pastor Sandreczki, na Comunidade Brusque-Centro. O pastor-presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Dr. Nestor Paulo Friedrich, será o pregador. Não haverá culto nos templos das paróquias de Brusque.
Neste ano, a Igreja Luterana comemora os 497 anos da Reforma Protestante, iniciada por Martin Luther. Em 1517, o jovem padre afixou as 95 teses na igreja do Castelo de Wittemberg. A história da vida de Martim Lutero se insere dentro do contexto de busca pelas origens evangélicas. Seus desencontros com a Igreja Católica tinham como pano de fundo a interpretação das Sagradas Escrituras. Seus esforços para chamar atenção de desvios e abusos de autoridade não encontraram eco e o levaram à excomunhão.
O insucesso, no entanto, não freou o movimento da Reforma na Igreja. Martim Lutero tornou-se um dos principais protagonistas. Graças a grande receptividade o movimento se espalhou na Alemanha e em outros países europeus. Por causa da liderança de Lutero e também pelo fato de a sua pessoa ser o centro das tensões e dos conflitos com a Igreja Católica, as pessoas simpáticas e seguidoras do movimento começaram a ser chamadas de “luteranas”. Tratava-se no início de um xingamento de adversários e opositores.