“Pastor, hoje tivemos um bonito dia de festa em nossa comunidade”. Com estas palavras um membro da comunidade de Rio Possmoser resumiu o que foi nosso 5º Dia Paroquial da Igreja, celebrado no último dia 31 de outubro, na quadra de esportes de Alto Rio Possmoser, com a presença de mais de mil pessoas. Sim, foi um dia de festa, pois comemoramos e celebramos os 502 anos da Reforma Protestante, relembrando a descoberta libertadora feita por Martim Lutero em 1517, a partir de Romanos 1.17 e 3.28, ou seja, de que o ser humano é justificado por Deus unicamente por graça, mediante a fé em Jesus Cristo, e não por seus próprios méritos, o que seria impossível. Esta descoberta é motivo de alegria, de festa, para toda a cristandade, especialmente para nós, evangélicos de confissão luterana.
O Dia Paroquial da Igreja também foi dia de festa porque reuniu membros das 6 comunidades que compõem a paróquia, além de diversos visitantes (inclusive de outras denominações), entre eles o Pastor Sinodal Ismar Schiefelbein e o Pastor 2º Vice-Presidente da IECLB, P. Dr. Mauro Batista de Souza, pregador do dia. A pregação baseou-se no texto de Mateus 10.26-33. Sua presença foi motivo de grande alegria para a paróquia, pois trouxe a direção da Igreja (em nível sinodal e nacional) para perto dos membros, num dia tão especial para os mesmos. Isto certamente fortalece os vínculos e a unidade da Igreja. A música ficou por conta da Banda Filadélfia, dos grupos de trombonistas, do quinteto de flautas da paróquia e do coral da comunidade de Alto Santa Maria.
Após a celebração do culto eucarístico, os participantes confraternizaram com um almoço, servido nas dependências da comunidade, ao som de apresentações musicais e do grupo de danças “Pommerdans”, de Alto Santa Maria. Com a graça de Deus, em 2021 nos encontraremos para mais um “dia de festa”!
Diác. P. Jianfranco F. Berger
Paróquia em Rio Possmoser