Em uma daquelas oportunidades que a prática virtual proporcionou durante a pandemia, surgiu a ideia de promover workshops on-line entre os dois sínodos (Vale do Itajaí e Nordfriesland/Norte da Alemanha). A primeira edição ocorreu no dia 29 de abril, à tarde no Brasil e à noite na Alemanha, e contou com a participação de 20 pessoas, entre elas o pastor sinodal Guilherme Lieven e a bispa local, Annegre Wegner-Braun
O tema do ano do sínodo alemão foi emprestado para a temática do encontro: “O que você precisa”, dirigido a partir de uma técnica chamada Bibliolog, quando foi estudada “A cura do cego Bartimeu” (Lc 10.46-52). A intenção foi refletir sobre o que necessitamos na vida. Após esta atividade, o grupo foi dividido em outras cinco salas menores para dialogar sobre quatro questionamentos: a) O que experimentou-se durante a pandemia; b) O que tornou-se valioso; c) A pandemia mudou sua crença/trabalho; d) Quais tópicos tornaram-se importantes nesse tempo. No retorno, uma grande rede de oração foi formada pelos participantes.
A proposta surgiu em virtude do adiamento da visita de Nordfriesland que deveria acontecer neste ano. Segundo o coordenador da parceria, P. Sigfrid Baade, essa foi uma forma de manter o intercâmbio em contato e compartilhando temáticas importantes para ambas as igrejas. A próxima edição acontece no dia 26 de maio, quando o Vale do Itajaí irá conduzir os trabalhos. O tema será “Viver o Batismo” e será conduzido pelo P. Dr. Paulo Butzke, assessor na IECLB.