O Sínodo Vale do Itajaí e o ‘sínodo’ Nordfriesland, pertencente à Igreja do Norte da Alemanha, tiveram encontros virtuais de formação e troca de ideias neste momento de pandemia. Ambas as igrejas buscaram soluções rápidas e criativas para o atendimento aos membros, já que o distanciamento social foi aplicado tanto no Brasil quanto na Alemanha.
Na conferência ministerial, no dia dia 20 de outubro, o coordenador para Educação, Ecumenismo e Missão da Igreja do Norte, pastor Matthias Tolsdorf, interagiu com ministros e ministras quando fizeram uma reflexão sobre as atividades virtuais que foram aplicadas neste período, discutiram a aceitação das pessoas com estas novas possibilidades e avaliaram o resultado destas ações. Ambas as igrejas concluíram que a mensagem de fé é tão forte que supera críticas com a qualidade ou a forma do material produzido. Da mesma forma, entenderam que a igreja on-line é uma realidade e precisa caminhar com a igreja presencial.
Outro encontro aconteceu no dia 29 de outubro, promovido pelas coordenações ecumênicas de ambos os sínodos, quando elencou os desafios das igrejas no momento pós-pandemia. A ‘pastora sinodal alemã’, Annegret Wegner-Braun, destacou o potencial criativo que a pandemia despertou nas comunidades e as possibilidades de encontros virtuais entre as pessoas de distâncias diferentes. O pastor sinodal Guilherme Lieven fez uma análise sócio-política do momento atual e relatou as experiências com cultos virtuais e atividades on-line. Ele indagou quais as atividades que irão continuar no próximo ano.
O ex-pastor sinodal Breno Carlos Willrich, a ex-pastora sinodal Mariane Beyer Ehrat e integrantes das comitivas de intercâmbio também refletiram sobre as experiências com a igreja virtual. Por fim, o grupo agendou outro encontro virtual de formação e integração para maio de 2021.