Era 08 de maio de 1914, uma sexta-feira. A comunidade e a cidade estavam juntas para a Inauguração da Igreja da Cruz!
Hoje, 100 anos depois, também estamos juntos para festejar esta data especial, celebrando a Deus em gratidão e alegria.
Somos agradecidos a Deus por todas as pessoas – de ontem e de hoje – que, despertadas pelo seu Espírito Santo, se dedicaram na construção e na revitalização de nossa Igreja do Relógio. Deus abençoe a todos.
Seja Deus com cada uma e cada um de vocês, os abençoando e cuidando, assim como o fez nestes 100 anos com nossa amada Igreja da Cruz!
Viva o Centenário da Igreja da Cruz!
Um pouco da nossa história...
Estamos alegres por podermos nos reunir na Casa do Senhor. Casa esta que hoje completa seu centenário de inauguração. Somos muito agradecidos a Deus por sua companhia nestes 100 anos, por ter dado força e coragem aos nossos antepassados que se empenharam na construção deste templo e por ter continuado amparando e orientando a todos durante a história de nossa Igreja da Cruz.
Há 100 anos atrás, numa sexta-feira, a Igreja da Cruz era inaugurada e dedicada ao Senhor. Foi um momento muito especial na vida da recém fundada Comunidade Evangélico-Alemã da Colônia Ijuhy. Mas também foi um marco para a cidade e para o Sínodo Rio-Grandense, já que aqui aconteceu, naqueles dias, a 25ª Assembleia Sinodal do Sínodo Rio-Grandense. Naquele 08 de maio de 1914, estiveram presentes: o P.Dr. Wilhelm Rotermund, presidente do Sínodo, o Prior Martin Braunschweig, representando o Conselho Superior das Igrejas Evangélicas-Berlim, além de Pastores do Sínodo: Pechmann – que foi o pregador, Sudhaus, Kolfhaus e Koppelmann, além do pároco P.Gottschald, também esteve presente o representante do governo alemão em POA Cônsul Imperial Barão von Stein e membros da Comunidade.
Ao construir a Casa do Senhor, a Comunidade Evangélica Ijuí reforçava a importância de um lugar especialmente preparado para que Deus e o povo pudessem se encontrar e para que as forças pessoais e comunitárias pudessem ser renovadas, onde se pudesse experimentar a partilha, a comunhão, o fortalecimento da fé, onde a Palavra de Deus pudesse ser lida e pregada e os sacramentos administrados, e onde as pessoas pudessem encontrar amparo e bênção em seus diferentes momentos da vida. A Igreja da Cruz era o marco de unidade dos cristãos evangélicos de confissão luterana da colônia de Ijuí. Esta Igreja da Cruz, carinhosamente chamada também de Igreja do Relógio, é o lugar da memória coletiva, espaço marcante da vida e da história de tantas pessoas e famílias, membros de ontem e de hoje.
Bendito seja o nosso Deus que nos ajudou até aqui. Somos sua igreja, seu povo. E esta Casa, dedicada ao Senhor, quer continuar sendo espaço para a celebração da fé, Casa de Deus e casa para todos, assim como o foi nestes 100 anos.
100 anos depois de sua inauguração, estamos reunidos para agradecer e para rogar que o Senhor continue abençoando este espaço e a cada pessoa que faz desta Casa de Deus um lugar de celebração, uma extensão de sua própria casa.
Em tempo: Antes da Celebração o Clube do Orquidófilo de Ijuí (COI) prestou uma homenagem ao Centenário do Templo. O Culto contou com a presença dos Pastoesr Martin Kirsch, Hans Strunck, Gilmar do Nascimento, Vice-Pastor Sinodal Ricardo Cassen, Pastor Sinodal João Willig, Pastora Dulce Engster (Representando a Obra Gustavo Adolfo-OGA), Pastora Ana Isa dos Reis e Pastor Adi Pfeiffer. O pregador foi o Pastor Sinodal e o texto Bíblico foi o mesmo texto usado pelo Pastor Pechmann no Culto da inauguração da Igreja: 1 Reis 8.22-23,27-30; 9.1-3. A liturgia foi bilíngue: português e alemão. Após a celebração todos e todas foram agraciados com um delicioso coquetel e foi mostrado o Vídeo Institucional da Comunidade Evangélica Ijuí
Fotos: Mauro Spinato Fotografias/Mara Spinato