A Associação dos Grupos da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas do Sínodo Planalto Rio-Grandense - IECLB foi criada no Congresso Sinodal realizado no dia 19 de julho de 2006 na cidade de Condor - RS. A partir desta data os Grupos de OASE do nosso Sínodo Planalto Rio-Grandense passaram a integrar a Associação dos Grupos da OASE, que tem um Estatuto e um CNPJ próprio.
A agenda Vade-Mécum Luterano de 2008 traz a informação no dia 04 de maio, como sendo a data da Fundação da Ordem de Senhoras na Alemanha no ano de 1899. Portanto este trabalho importante que as senhoras evangélicas luteranas desempenham dentro e fora da Igreja é muito significativo nas Comunidades e na Sociedade como um todo. Atualmente, a nível nacional, o C.N.O. (Conselho Nacional da OASE) reúne mais de 40.000 mulheres luteranas, sendo assim o segundo maior grupo feminino organizado da América Latina.
Na IECLB a OASE como organização Sinodal está presente em 17 Sínodos, dos 18 Sínodos constituídos. E no nosso Sínodo Planalto Rio-Grandense reunimos mais de 3.200 senhoras evangélicas contribuintes. Somos ao todo, no Sínodo, 89 Grupos de OASE.
Na programação do Seminário das Presidentes de grupos, realizada no dia 15 de abril, reunimos 88 mulheres. Também no mês de março, nos dias 18 e 19, reunimos 48 senhoras no Seminário das Coordenadoras e Vices-coordenadoras Paroquiais, programas estes realizados no Lar da Igreja em Panambi.
Para a Assembléia Ordinária da Associação que acontecerá no dia 17 de junho em Panambi, no Lar da Igreja, esperamos contar com a presença de mais ou menos 140 mulheres para em conjunto tomarmos algumas decisões importantes.
Independentemente termos criado a Associação dos Grupos da OASE, na sua essência, a OASE como a conhecemos, não mudou. Os grupos continuam os mesmos, a maneira de trabalhar e servir a Deus é a mesma, e o tripé da nossa Vocação é a mesma: Comunhão, Testemunho e Serviço. O que mudou foi o aspecto formal da Organização da Entidade, por força das mudanças do Novo Código Civil vigente em nosso País.