Eles foram feitos de madeira, pedras, biscuit, retalhos e até de material reciclável. Os presépios da Igreja Luterana Bom Jesus, do bairro Vila Nova, de Joinville, foram, em sua maioria, criados artesanalmente pelos integrantes da comunidade evangélica.
Enquanto alguns remetem o Natal à figura do Papai Noel, na comunidade onde atua o pastor Roberto Luís Schulz, o objetivo é justamente retomar a tradição dos presépios. “Não que a figura do Papai Noel não seja importante. Ele é o Santa Claus. Queremos resgatar os presépios na casa das pessoas”, contou o pastor, que há seis anos atua na comunidade.
Durante as celebrações, Roberto pediu à comunidade que criasse os presépios e que os trouxessem para a igreja, onde seria realizada a exposição. A ideia deu tão certo que 80 deles estão reunidos em uma sala. No ano que vem, o pastor espera expandir a exposição para o salão principal da igreja.
São desde desenhos em que estão as imagens de Maria, José e do pequeno Jesus, até peças de pano que lembram o dia do nascimento, e várias manjedouras. O próprio pastor confeccionou um presépio de madeira diferente do tradicional.
“Tivemos a participação da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE) que fizeram lindos presépios de pano. Um deles, o que está exposto em frente à igreja, é o maior. Já a manjedoura de madeira foram os integrantes dos grupos de casais que construíram”, revelou. A crianças do culto aproveitaram materiais recicláveis como papelão e restos de plástico e panos. E há os presépios bem pequenos, de vidro e porcelana.
Cerca 200 pessoas trabalharam na confecção das peças.
fonte: A Notícia, edição de 16/12/2012