O que é o Dia Mundial de Oração

02/03/2018

O DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO, comemorado sempre na primeira sexta-feira do mês de março, é um movimento que reúne mulheres cristãs, de muitas tradições, em todo o mundo, para observar um dia comum de oração por ano. Em muitos países esse contato tem continuidade em reuniões de oração e trabalho.
É um movimento iniciado por mulheres e realizado em mais de 170 países e regiões. É um movimento simbolizado por uma celebração anual – primeira sexta-feira de março – à qual todos são bem-vindos. É um movimento que aproxima mulheres de várias raças, culturas e tradições, estreitando relacionamento, compreensão e trabalho.
Através do DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO mulheres de todo o mundo
afirmam sua fé em Jesus Cristo;
compartilham suas esperanças e temores, alegrias e tristezas, oportunidades e necessidades.
Através do DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO mulheres são encorajadas
a se conscientizarem do que acontece no mundo e a não viverem isoladamente;
a se enriquecerem com experiências de fé vividas por cristãos de outros países;
a levarem as cargas de outras pessoas, orando com e por elas;
a reconhecerem seus dons e talentos e usá-los em benefício da comunidade.
Através do DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO as mulheres reconhecem que a Oração e a Ação são inseparáveis e que ambas tem incontestável influência no mundo, unindo todos em torno da Oração com Informação.
Como nasceu o Dia Mundial de Oração
As origens do Dia Mundial de Oração remontam ao século XIX, quando mulheres cristãs dos Estados Unidos e do Canadá iniciaram, através da oração, uma variedade de atividades de cooperação e apoio à participação de mulheres em obra missionária nacional e estrangeira.
Nasce o Dia Mundial de Oração: Em 1926 as mulheres da América do Norte distribuíram a liturgia do culto para muitos países e missionários. A resposta, a nível mundial, foi recebida com grande entusiasmo. Em 1927 o tema da oração foi um chamado para as missões através de um Dia Mundial de Oração.
Declaração: Em 1928 o Comitê do Dia Mundial de Oração elaborou a seguinte declaração: “É com profunda gratidão que reconhecemos o crescente interesse pelo Dia Mundial de Oração. O círculo de oração se estendeu realmente ao redor do mundo. Aprendemos a grande lição de orar por nossas irmãs de outras raças e nações, enriquecendo nossa experiência e dando lugar ao poder que deve ser nosso se quisermos cumprir o trabalho que nos é confiado.”
Dia Mundial de Oração no Brasil
Em 1938, Cecília Siqueira, Secretária Geral do Trabalho Feminino da Igreja Presbiteriana do Brasil, recebe incentivos para implantar o Dia Mundial de Oração no Brasil. As metodistas aderem, traduzindo a ordem de culto e as presbiterianas o imprimem.
Em 1954, as mulheres da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil passam a celebrar o DMO. Outras igrejas também o fazem, sem expressão ecumênica.
No ano de 2010, na XIII Assembleia, é eleita presidente Ani Cheila Fick Kummer, de Dom Pedrito, RS, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Em 2013 na XIV Assembleia, realizada em São Leopoldo, RS, Ani é reeleita.
Em 2016, na XV Assembleia, realizada em Foz do Iguaçú, PR, é eleita presidente do Dia Mundial de Oração Leda Müller Witter, de Cuiabá, MT, da IECLB. Onde com a diretoria do DMO tem todo o compromisso de sediar e recepcionar as delegações de vários países para a Assembleia Mundial do Dia Mundial de Oração, que se realizou nos dias 20 a 27 de agosto de 2017, em Foz do Iguaçu, PR.
O culto anual é celebrado no Brasil, em português, espanhol, inglês, alemão, japonês, chinês, ucraniano, árabe e polonês, e em cerca de 1.150 pontos do nosso país. A cada ano o DMO tende a abranger maior número de igrejas cristãs e algumas delas já tem essa celebração oficializada em seu calendário litúrgico anual.
Várias entidades assistenciais, anualmente, tem sido beneficiadas com as ofertas de gratidão levantadas nas celebrações. Nesses encontros são usados programas elaborados, a cada ano, por mulheres de países diferentes.
Através do Dia Mundial de Oração, no Brasil, milhares de pessoas tem sido motivadas para a Oração e Ação Interdenominacionalmente.
 

COMUNICAÇÃO
+
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br