O Deus do amor e da esperança conduz os momentos da minha vida

01/01/2010



Qual o espaço da fé no seu cotidiano?

A fé faz parte de todos os momentos do dia, desde o amanhecer, quando podemos abrir a janela para ver e ouvir os sons e sinais da vida que nos é dada como dádiva de Deus. Este Deus da vida, do amor e da esperança conduz todos os momentos da minha vida.

Quais são as atividades desempenhadas na Igreja?

Minha família teve participação direta na Comunidade, Paróquia e Sínodo. Já fui integrante nas Diretorias, Orientadora de Culto Infantil, equipe de casais, de liturgia, grupo de cantos, representante sinodal, entre outros. Atualmente, sou Secretária da Comunidade Bom Pastor de Tuparendi e parceira do P. Vilson Thielke na elaboração do Planejamento Estratégico na Comunidade.

Existe algum trabalho especial em nível de Comunidade/Paróquia/Sínodo?
Existe uma equipe, criada pelo Planejamento Estratégico, que busca a visitação aos membros afastados. Assim, conseguimos resgatar diversos membros que voltaram para o convívio e integração na Comunidade. Na Paróquia, podemos destacar o Fundo de Saúde e Solidariedade, que é alimentado com doações e coletas destinadas pela Paróquia. O valor utilizado pelo membro pode ser devolvido conforme a sua possibilidade, sendo que o objetivo maior deste fundo é a diaconia. Em nível de Sínodo, podemos citar a Educação Cristã Contínua, que tem como uma das atividades uma série de estudos destinados às famílias, podendo também ser utilizados em grupos de Comunidade.


 

*** Ser Presbítero é acreditar na Comunidade, é realizar todas as ações baseadas na fé, é ter a certeza que somos capazes de servir ***






Como foi o processo do Planejamento Estratégico?

Em 2008, iniciou-se um levantamento detalhado da situação financeira da Comunidade e percebeu-se a necessidade de realizar o Planejamento Estratégico. A partir daí, os dados levantados foram apresentados, a missão e visão da Comunidade foram formuladas, detectaram-se os pontos fortes e as necessidades, surgindo então as ações a curto e longo prazos, nas quais as equipes de trabalho foram sendo integradas por membros que se engajavam conforme a afinidade com o tema. Já no segundo ano, os resultados são muito positivos: ampliação do número de pessoas engajadas em prol da Comunidade, retorno de membros, cultos participativos e qualificação da estrutura física de espaços do patrimônio da Comunidade.

Como motivar outros membros a participarem do Presbitério?
Ser Presbítero é acreditar na Comunidade, é realizar todas as ações baseadas na fé, é ter a certeza que somos capazes de servir. Precisamos acompanhar a vida na Igreja não como membros passivos, mas como membros ativos e atuantes, é sentir-se útil em participar. Assim, a gratificação em estar junto à vida em Comunidade é algo muito bom, é sentir-se viva, em paz consigo mesma e com a missão sendo cumprida.

Crer significa fixar o olhar firme e continuamente em Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br