Ministras e ministros do Sínodo Norte Catarinense se reuniram para primeira Conferência Ministerial de 2019. O tema foi provocativo: Revitalização: o desafio da Igreja em constante Reforma. O Prof. Dr. Paulo Butzke foi o assessor e o pregador do culto eucarístico.
Conforme a compreensão desenvolvida, “revitalização é dar nova vitalidade, nova saúde”. É um desafio com que as comunidades centenárias precisam se ocupar, como parte da dinâmica espiritual da Igreja. Em seu tempo, Martim Lutero propôs a revitalização da Igreja com a redescoberta do Evangelho e a centralidade de Cristo.
Como Igrejas, é necessário falar das causas da crise que envolve as instituições na atualidade. De um lado, confronta-se a crise de “relevância”, em que as igrejas têm dificuldades para alcançar as pessoas. De outro, parece haver uma crise de “identidade”, em que a centralidade do Evangelho deixa de ser proclamada. São análises e desafios a serem aprofundados, diante do declínio numérico que envolve muitas comunidades.
A Conferência Ministerial aconteceu nos dias 26 e 27 de março, no Centro de Eventos Rodeio 12, em Rodeio/SC. Além do estudo temático, houve momentos de confraternização e encaminhamentos de assuntos sinodais.