“Confio em ti, Senhor! Senhor Deus, estou nas tuas abençoadas mãos. Confio em ti. Confio, Deus, que com teu infinito amor e misericórdia poderei ser aliviado do meu sofrimento. Confio, Deus, que capacitas os profissionais da saúde que orientam o tratamento que me livrará dessa doença. Confio, Deus, que conservarás a minha vida e que não estou sem o teu amparo. Confio, Deus, que superarei a aflição e que virás em meu socorro. Confio em ti, Senhor, que poderei neste dia renovar minhas forças, ter paciência para superar as dificuldades e crer que enfrentarei este tratamento com ânimo e tranquilidade. Confio, Deus, que restituirás a minha saúde e que poderei voltar às atividades e ao convívio com meus familiares e amigos. Confio, Deus, que fortalecerás a minha fé e a minha esperança para que estes momentos difíceis na minha vida sejam para o meu bem. Amém! (O Senhor é meu Amparo)
Assim relata o pastor sinodal Breno Carlos Willrich sobre sua crise de saúde:
“Desde fim de setembro passei a apresentar problemas gástricos, com vômitos todos os dias ao acordar. Procurei ajuda médica e tratamos como uma crise gástrica (esofagite). Como o problema persistia, nos dias 19 e 20, após o Concílio da Igreja, retornei ao médico. Foram feitos exames e o tratamento foi complementado com outros exames e medicamentos. Uma semana depois, me sentia muito fraco e o médico gastroenterologista recomendou internação hospitalar. Conversando com ele, percebeu-se que não era somente uma crise gástrica, mas também neurológica. Foi feita uma ressonância magnética que constatou no tronco do cérebro, entre a coluna e o cérebro, uma doença autoimune e desminielizante. Esta doença tem origem inflamatória. O corpo pode ter produzido anticorpos para combater outra doença e pode ter resultado nesta doença autoimune. Imediatamente uma grande equipe de neurologistas do Hospital Santa Catarina fez exames complementares, como retirada de sangue e liquor da coluna. Muitos exames foram encaminhados e nem todos ainda voltaram. Imediatamente foi iniciado um tratamento com três pulsões de corticoide para bloquear a inflamação. Na noite do dia 29 passei muito mal e perdi totalmente as forças dos braços e pernas. Fui encaminhado para a UTI, onde permaneci por três dias. As forças começaram a ser recuperadas e retornei ao quarto do hospital. Após terminar as pulsões, realizei uma tomografia no tórax-abdômen para procurar uma razão primária. Nada foi encontrado. Fiz também uma nova ressonância no tronco do cérebro e constatou-se que a inflamação regrediu. No momento, estou fazendo uma filtragem no sangue chamada Plasmaferese. Serão de quatro a sete sessões, em dias alternados. Com a força da fisioterapia, a atenção de toda a equipe médica, as orações da Igreja e de todos os amigos, me sinto fortalecido e abençoado. Recupero a cada dia as forças das pernas e braços. Ainda não consigo caminhar. Meu muito obrigado ao apoio das equipes médicas, da enfermagem, da assistência espiritual e da administração do Hospital Santa Catarina. Sou grato a toda equipe do Sínodo Vale do Itajaí que tem suprido todas as necessidades, permitindo que eu tenha este tempo de tratamento. Aos amigos, às tantas comunidades que tem orado e às inúmeras manifestações de carinho e preocupação, meu obrigado! Agradecimento especial revelo aqui a toda minha família. Sem mais, P. Breno”.
Outras informações importantes serão divulgadas no decorrer do tratamento. O pastor sinodal Breno Carlos Willrich pede que continuem orando por ele e por sua família. Da mesma forma, pede orações para o P. Reinhard Antonio Koch e toda a sua família.
Att.
Tobias Mathies
Assessor de Comunicação
IECLB – Sínodo Vale do Itajaí