Uma delegação formada por 07 pessoas do Sínodo Norte Catarinense, viajaram 15 a 29 de julho último para a Alemanha. Onde participaram de intenso programa preparado pela Igreja no Bispado Regional de Augsburg e Schwaben. A delegação integrada pelo P. Sinodal Inácio; pelo presidente do conselho sinodal, Sr. Carlos Henrique Sacht; tesoureiro sinodal, Sr. Tonio Tromm; pela representante jovem Kathleen Holberg Andre; pela Cat. Nádia Mara Dal Castel de Oliveira, pela Pa. Marli Seibert Hellwig e pelo P. Leandro Otto Hofstätter.
A viagem teve como tema principal: Migração e Refugiados. Tendo em vista, o grande numero de pessoas refugiadas que estão à procura de encontrar um espaço seguro na Europa e sobre tudo na Alemanha. O grupo teve a oportunidade de conhecer o acolhimento para refugiados, que nossa igreja parceira vem construindo passo a passo no programa “Tür an Tür – miteinander wohnen und leben (programa de convivência porta a porta). É um trabalho da diaconia através de uma associação que acompanha pessoas refugiadas e migrantes, garantindo direitos e chances de convivência e trabalho no novo contexto. Em Augsburg fomos recebidos pelo presidente do governo regional de Schwaben, Sr. Scheufele e pela Sra. Schmid-Göller que nos informaram sobre o trabalho de acolhimento e integração às pessoas migrantes e refugiadas. Entre as pessoas migrantes é alto o número de pessoas jovens e muitas com boa formação escolar, estas pessoas são bem vindas e podem contribuir para a sustentabilidade da própria Alemanha. Tanto as igrejas como repartições do governo trabalham em parceria para acolher e oferecer espaços dignos aos migrantes. Porém, os desafios são enormes, para construir pontes entre culturas bem diferentes, mas que podem somar para nos tornarmos pessoas cidadãs que somos neste mundo único, onde o ser humano não está à venda, desconstruindo barreiras nacionalistas.
A viagem foi riquíssima para conhecermos a história protestante mais de perto e Augsburg nos proporcionou isso. Após uma rápida passagem por Neuendettelsau – Mission Eine Welt, nós viajamos para conhecer “os caminhos da Reforma”: Eisennach, Wittenberg e Erfurt, sempre acompanhado pelo Bispo Regional de Augsburg e Schwaben, Michael Grabow e da Pa. Lydie Nicoly de Menezes.
Na avaliação conjunta feita ainda em Erfurt firmamos a continuidade da parceria, com o objetivo de recebermos aqui no SNC uma delegação em 2018.
Assim, aguardamos.