Missão Criança na Paróquia de Serra - Espírito Santo

16/10/2016

Uma das prioridades estabelecidas pela Paróquia da Serra é o investimento no trabalho com crianças e adolescentes. Com a preocupação de se criar espaços acolhedores e criativos para a vivência da fé, estamos trabalhando no fortalecimento do trabalho do Culto Infantil e do Ensino Confirmatório e motivando orientadoras e orientadores no sentido de realizar encontros com bom conteúdo e atrativos para as crianças e adolescentes, sempre falando da fé como um presente de Deus para a vida de todas as pessoas.

Dentro desse planejamento, iniciamos no ano de 2016 o Missão Criança na paróquia. A ideia inicial surgiu no Sínodo Vale do Itajaí e hoje é realizada em várias paróquias da IECLB.

O Missão Criança quer ser um instrumento de motivação para que todas as pessoas aprofundem sua reflexão sobre a importância do batismo em suas vidas, compreendendo-o como um abraço muito especial de Deus, que nos chama pelo nome (Isaías 43) e nos integra, pela fé, no seio de sua família.

O trabalho inicia no dia em que cada criança é batizada e segue até ela completar dez anos de batismo. Nesse período, acontecem dois cultos especiais de rememoração do batismo. Um aos cinco anos e outro aos dez. É importante ressaltar que, em nenhum momento, se trata de um segundo batismo ou de uma confirmação do batismo, pois as Escrituras Sagradas afirmam que, assim como existe apenas um Deus, também deve haver apenas um único batismo (Efésios 4.5). O batismo é um ato de Deus realizado por mãos humanas e, portanto, não tem necessidade de confirmação, pois as promessas de Deus não perdem seu valor. Portanto, os cultos de rememoração aos cinco e aos dez anos, querem servir como forma de lembrarmos dessa graça especial de Deus e agradecer a Ele por nos acolher tão graciosamente.

Neste ano de 2016 realizamos dois cultos especiais. No primeiro semestre celebramos com as pessoas que completaram cinco anos e no segundo semestre celebramos com as pessoas que completaram dez anos de batismo.

O trabalho do grupo que coordena essa atividade começa visitando as famílias com um convite para a participação no culto. O grupo também elabora a celebração, propondo uma liturgia mais dinâmica voltada para o tema da valorização do batismo como um sinal da graça de Deus na vida das pessoas.

Considerando os dois momentos de celebração, ficou claro quão bem recebida tem sido a iniciativa por aqueles que se permitiram deixar tocar pela proposta e a compreenderam.

Assim sendo, as comunidades da paróquia Serra aguardam com expectativa a implementação das demais etapas do Missão Criança em 2017.

Pastor Ernobio Velten

Erasmo Timm - Pelo grupo coordenador

Fotos: Mateus Dionízio
 

COMUNICAÇÃO
+
Mal tenho começado a crer. Em coisas de fé, vou ter que ser aprendiz até morrer.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br