Muita alegria, boas lembranças e reencontro de parceiros de ministério. Este foi o clima do 15o encontro de ministros eméritos, esposas e viúvas de pastores, que aconteceu nos dias 6 e 7 de novembro, no Centro de Eventos Rodeio 12, em Rodeio (SC).
Na saudação, o pastor sinodal do Sínodo Norte Catarinense, Inácio Lemke, destacou a importância deste grupo na vida da Igreja. Ele enfatizou a necessidade deste grupo interagir com as causas da IECLB. “Os eméritos e suas famílias fazem parte do bem da Igreja. Ajudaram a construir nossa história”.
O médico geriatra Jorge Wünsch, de Joinville (SC), abordou a temática “Envelhecer com Saúde”. Como motivação, ele parafraseou as palavras de Andy Rooney: “é um paradoxo que a ideia de vida longa agrade a todos, e a ideia de que envelhecer não agrade a ninguém”. Ele enfatizou ainda que o grande segredo é estar sempre em movimento, ocupado com alguma coisa, ser desafiado.
A prédica do culto foi dirigida pelo pastor emérito Meinrad Piske, ex-pastor regional e ex-pastor-vice-presidente da IECLB. Ele pregou partir da segunda epístola de Paulo aos Tessalonicenses [3.1]. Em meio as reflexões, o evento contou ainda com intenso diálogo nos intervalos e manifestações culturais.
No encerramento, o pastor sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, Breno Carlos Willrich, trouxe a sua saudação, conclamando os eméritos para orarem e continuarem a trabalhar pela causa de Cristo e da Igreja. Desejou que a vida e o ministério sempre reservem bonitas surpresas para cada um e suas famílias para que sejam felizes.
O encontro dos ministros eméritos, esposas e viúvas de pastores acontece anualmente e congrega participantes que residem nos sínodos Paranapanema, Norte Catarinense, Vale do Itajaí e Centro-sul Catarinense.