Mensagem da 40ª Assembleia Sinodal

01/06/2024

40ª Assembleia 1.
Representante da Presidência da IECLB - P. Olmiro Ribeiro Jr..
40ª Assembleia 2.
40ª Assembleia 3.
1 | 1
Ampliar

Certa vez Vinicius de Moraes disse: “A vida é a arte dos encontros embora haja tantos desencontros pela vida”. E em meio aos desencontros da vida gerados pela catástrofe das enchentes em nosso Estado, após o cancelamento da assembleia prevista para o dia 04 de maio de 2024, aconteceu no dia 01 de junho de 2024, a 40ª Assembleia Sinodal, na cidade de Quinze de Novembro, conhecida como Capital do Turismo Regional ou Terra das Águas.

A partir das 8:00 da manhã vários encontros foram acontecendo em torno da mesa do café da manhã da sala do Culto Infantil, recém inaugurada da Comunidade de Quinze de Novembro. Mais de 160 delegados, das 24 Paróquias que formam o nosso sínodo, se uniram para refletir, articular e organizar a caminhada do Sínodo Planalto Rio-Grandense.

O encontro iniciou com um culto muito especial, que refletiu sobre o cuidado de Deus para conosco quando vem ao nosso encontro por meio de Jesus Cristo. Como resposta de fé a Igreja promove o cuidado em seu meio através da promoção de uma diversidade de encontros com Deus, com as pessoas e com a criação de Deus. Um ponto importante sobre o qual refletimos, foi a necessidade de dedicarmos um dia da nossa semana ao descanso das nossas atividades diárias. Dia esse onde nossa atenção deve estar voltada e centrada em Jesus Cristo.

A reflexão do tema: IECLB - Igreja de Jesus Cristo, a luz do lema Bíblico de Mateus 28.16-20, necessariamente nos leva a refletirmos sobre a nossa missão como igreja luterana no Brasil, missão esta que precisa compreender o acolhimento como eixo fundamental. Como Igreja somos especialistas em promover encontros e estes só são possíveis por meio de um acolhimento integral, que leva em consideração a aproximação e o convite a novos membros. Um ponto fundamental para que nossa presença seja transformadora onde estamos, é estarmos disponíveis e a disposição para que a presença luterana seja de fato ponto de partida para dias melhores na vida das pessoas. Isso exige de nós a coragem de praticarmos a fé todos os dias, além de nos posicionarmos com segurança em relação ao Evangelho de Jesus Cristo.

Para que a nossa presença seja sentida pela sociedade, nossos passos no dia a dia devem ser de encontro com aquilo que Jesus nos deixou como aprendizado, seguindo seu exemplo através da presença simples e serena nos encontros com diversas pessoas e em diferentes contextos. Essa vivencia como igreja se dá através daquilo que como luteranos sabemos, e também através daquilo que fizemos enquanto instituição.

Saímos da Assembleia com a certeza de que Cristo nos desafia a viver nossa fé, trazendo esperança para as pessoas e acolhendo os diferentes em nossas Comunidades.

Que nos encontros da vida cotidiana nosso desafio seja cumprido, lembrando que, se nos desencontrarmos de Jesus, ou dos nossos irmãos, sempre há a possibilidade do reencontro, que poderá ser o melhor da nossa vida. Aliás, apesar dos desencontros da vida Jesus nos encontrou e nos chama a irmos ao encontro de tantas pessoas sedentas e famintas de comunhão.

Comissão de Mensagem da 40ª Assembleia Sinodal
Pastora Bruna Schneider Belard
Janice Noemi Saggin
Pastor João Henrique Stumpf
Marla Haas Malheiros


Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 28 / Versículo Inicial: 16 / Versículo Final: 20
ID: 72988
COMUNICAÇÃO
+
A Palavra de Deus é a única luz na escuridão desta vida. É Palavra da vida, de consolo e da toda bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br