Encontro virtual de ministros/as do Sínodo Sul-Rio-Grandense

08/12/2020

Encontro Ministros/as
Encontro Ministros/as
Encontro Ministros/as
Encontro Ministros/as
Encontro Ministros/as
Encontro Ministros/as
Encontro Ministros/as
1 | 1
Ampliar

“Meu Jesus, muitos se alegram porque te procuram e te encontram. Eu me alegro porque tu me procurastes e me encontraste” (Johnson Gnanabaranam). Sempre de novo Jesus vem ao encontro para nos animar e nos alimentar de esperança. Mesmo que nossos planos não se concretizem da forma que foram pensandos ou planejados a criatividade nos ensina a encontrar formas alternativas de encontros.

Conforme o planejamento sinodal, dia 08 de dezembro, era para acontecer a Conferência Ministerial Festiva. Devido a pandemia e respeitando o isolamento social não aconteceu o encontro presencial, porém tivemos um encontro virtual com um momento de meditação.

Para a meditação cada pessoa foi convidada a trazer o símbolo de uma estrela. Assim, como temos a coroa de advento, o pinheirinho, as velas, a manjedoura... a estrela também é um símbolo que nos acompanha nesta época. 

Olhando para a Bíblia podemos refletir sobre as estrelas, tendo como base os seguintes textos:

-Gn 1.16: Deus fez os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas

- Gn 15.5: Na aliança que Deus fez com Abraão ele disse: olhe para os céus e conte as estrelas, se puder conta-las. Assim será a tua posteridade.”           

- Dn 12.3: Os mestres sábios, aqueles que ensinaram muitas pessoas a fazer o que é certo, brilharão como as estrelas do céu, com um brilho que nunca se apagará.  Quando falamos em sábios lembramos a palavra de Provérbios 1.7: Para ser sábio é preciso primeiro temer a Deus o Senhor.                      

- Mt 2.2: Os magos perguntam: Onde está o recém-nascido Rei dos Judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo. E ainda : Quando viram a estrela, eles ficaram muito alegre e felizes. Entraram na casa e encontraram o menino com Maria, a sua mãe (Mt 2.10-11). 

-  Os pastores também devem ter sido iluminados pela luz das estrelas para chegar a estrebaria, em Belém. 

Desta forma, a estrela como simbolo, e fazendo parte da criação de Deus, ilumina, reacende a esperança e faz perceber toda a grandeza de Deus.
As estrelas fazem parte da criação de Deus e ao longo dos anos elas tem orientado pessoas em suas caminhadas e navegações.

Na antiguidade quantas pessoas reencontraram o rumo de suas casas ao serem guiadas pelas estrelas.
Durante o século XV, estrelas como a Polar, localizada na constelação da Ursa Menor, serviam como um guia para os viajantes localizarem o norte, especialmente na ausência de bússolas. Talvez hoje não temos mais tanto o costume de nos orientar pelas estrelas, pois foram criados equipamentos eletrônicos que indicam a localização e o caminho a ser percorrido.

Pensando na importância das estrelas que guiaram os pastores e os magos até o menino Jesus, e que ao longo dos anos iluminam o céu e guiaram pessoas na suas viagens, cada participante foi convidado/a a apresentar a sua estrela e falar do seu preparo de advento para chegar ao natal. 

Ao final do encontro todos foram convidados a ouvir e entoar a música:  Marchicha da Estrela Guia. 


 


Autor(a): Sínodo Sul-Rio-Grandense - Pa. Roili Borchardt
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sul-Rio-Grandense
Área: Ministério / Nível: Ministério com Ordenação
ID: 60428
COMUNICAÇÃO
+
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br