Meditação da semana: Podar para crescer?

05/11/2020

Eu sou a videira e meu Pai é o agricultor. João 15.1

Uva sempre foi a minha fruta favorita!

Imaginem a minha alegria ao me mudar para Nova Petrópolis - RS e ver que tinha uma parreira no quintal?? Só que era uma parreira velha, abandonada... Não sei há quanto tempo não era podada ou cuidada... Devido ao estado em que se encontrava, não sabíamos se ela ainda produziria.

Então, recebemos a visita de alguém experiente no assunto. Meu pai há muitos anos cuida de parreiras. Ele olhou e disse que já estava na hora de podar.

Então, se dispôs a fazer o serviço.

Cortou muitos galhos, deixou só uns toquinhos e arrumou a estrutura para que a parreira pudesse se desenvolver.

Para a nossa surpresa, alguns dias depois, o primeiro broto surgiu! Tudo o que a parreira precisava era de uma boa poda!

Quando vi o broto, logo me lembrei de João 15.1-2: Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.

Certamente esses processos de poda são dolorosos. Se pudéssemos perguntar à parreira o que ela sentia enquanto seus galhos eram cortados, provavelmente nem conseguiria falar de tanta dor que sentia. Mas... se não fosse a poda, talvez não teríamos a possibilidade de saborear seus frutos no próximo verão.

O mesmo acontece com a nossa vida! Muitas vezes também precisamos encontrar as mãos experientes e o olhar atento do nosso Deus. Ele sabe o que precisamos perder para que voltemos a produzir os frutos que Ele espera encontrar em nós!

Com absoluta certeza passar pela poda dói. Se pudéssemos escolher, jamais desejaríamos enfrentar esse processo. Mas, certamente, esta será a única maneira de crescer e ir adiante!

Que Deus nos abençoe! Que nos confiemos aos cuidados das mãos amorosas do supremo e bom agricultor!

Oração: Senhor Deus, Pai amado! Tu sabes todas as coisas e conheces profundamente a cada um de nós! Sabes do nosso potencial, mas também sabes o que nos impede de alcançar os bons propósitos que tens para conosco! Por isso, nos entregamos em Tuas bondosas mãos para que trabalhes em nossas vidas! Sabemos que talvez tal processo nos seja doloroso, mas, confiamos que sabes o que é melhor para cada um de nós! Desta maneira, oramos pedindo que seja feita a Tua vontade, assim na terra como nos céus! Amém!

Missionária Débora Ramlow – Nova Petrópolis
 

COMUNICAÇÃO
+
Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br