Entidade alemã que inspira a Comunhão Martim Lutero no Brasil, tem na IECLB sua maior parceira.
O Martin-Luther-Verein (Comunhão Martim Lutero) na Baviera-Alemanha completou 150 anos no dia 29 de agosto. Fundada em 1860 com o nome de Lutherischer Gotteskasten, a associação tem arrecadado recursos para auxiliar comunidades e entidades sociais no Brasil em situação de diáspora.
O jubileu foi celebrado no dia 12 de setembro com um culto especial na igreja de Hersbruck, na Francônia, onde a entidade foi criada por pastores e lideranças voluntárias.
Durante o ano passado a entidade arrecadou 350 mil euros, 90 por cento, dos quais foram encaminhados para projetos de auxílio no Brasil e o restante para a Ucrânia e a África do Sul.
A entidade cultiva estreitos laços com o Brasil desde que o pastor Otto Kuhr veio ao país, em 1897, para atuar como pastor entre os imigrantes alemães. Ele foi o primeiro de um grande número de pastores alemães de Neuendettelsau, na Baviera, a atuarem na IECLB até a atualidade.
A partir de 1932 a entidade abandonou a denominação Gotteskasten e adotou o nome atual. Atualmente, a Comunhão Martim Lutero na Baviera dá apoio ao programa “Vida Plena”, da comunidade de Araripina, no Nordeste, que investe em reforço escolar e cursos sobre saúde e plantio de hortaliças para pequenos agricultores.
No Brasil, foi criada uma entidade nos moldes, com o nome de Comunhão Martim Lutero do Brasil, que é presidida pelo pastor Osmar Zizemer.
Por Clovis Horst Lindner
Jornal O Caminho