Tobias Mathies
tobiasmathies@terra.com.br
Nesta quinta-feira (17), a pastora sinodal Mariane Beyer Ehrat retornou da Alemanha depois de uma viagem para o Kirchenkreis (Sínodo) de Husum-Bredstedt, na Igreja Territorial do Norte do Elba. Os dez dias em solo germânico foram importantes para o estreitamento das relações com a Igreja alemã, além de vivenciar as mudanças profundas que estão ocorrendo na instituição.
Mariane apresentou uma palestra para lideranças locais sobre as ações missionárias que estão sendo implementadas no Sínodo Vale do Itajaí. Aproveitou a oportunidade para contextualizar a realidade em que estamos inseridos no Estado de Santa Catarina e no Brasil.
“A nossa parceria já existe há cinco anos. E, cada vez temos a oportunidade de conhecer melhor nossos parceiros, além de trocar grandes experiências na vivência comunitária. É muito importante discutir o nosso dia-a-dia e nosso papel na sociedade”, declara a pastora sinodal.
O roteiro incluiu a participação no culto de despedida do probst (pastor sinodal) Helmuth Edelmann. O fato encerrou um ciclo na estrutura daquela igreja. Com isso, Husum-Bredstedt une-se a outros dois sínodos e forma o novo Kirchenkreiss Nordfriesland.
Mariane aproveitou o momento para ter uma audiência com o recém eleito pastor sinodal, o probst Kay Ulrich Bronk. Dentre os assuntos discutidos, reafirmaram a continuação da parceria do curso “Mitarbeiter Qualifiziert Führen”, que acontecerá no próximo ano. Juntamente com Hauke Christiansen marcou, para os dias 8 a 28 de abril de 2009, a quarta etapa de intercâmbios entre as duas igrejas. Nesta edição está prevista a vinda de uma delegação de dez pessoas para conhecer os trabalhos do Sínodo Vale do Itajaí.
Outra programação cumprida foi a participação na eleição do novo bispo da Igreja Territorial do Norte do Elba. Na Catedral de Schleswig, sede do bispado, foi eleito Gerhard Ulrich. A pastora sinodal reuniu-se com outras lideranças, participou de uma série de encontros e planejou as ações que serão realizadas com a igreja-irmã, a partir da nova estrutura.
Conhecendo a localidade: Nordfriesland é o novo Sínodo que nasceu da unificação de três estruturas. Juntamente com outros dez sínodos forma a Igreja Territorial do Norte do Elba. Por questões financeiras, após a redução da arrecadação de verbas capturadas por meio de impostos e repassadas pelo Governo da Alemanha, todas as instituições estão se adequando à nova realidade. As principais cidades que compõe aquela região são: Hamburg, Husum, Lübeck, Kiel e Schleswig. Já existem diálogos para unificar as igrejas territoriais do Norte do Elba e da Pomerânia, passando assim, a formar a maior igreja da Alemanha, em extensão territorial.