Luteranos e Católicos reúnem-se no Dia Nacional de Ação de Graças

27/11/2009

1 | 1
Ampliar


Na noite desta quarta-feira (25), o Núcleo Ecumênico de Blumenau promoveu mais uma ação conjunta entre as igrejas luteranas (IECLB e Ielb) e Católica Apostólica Romana. O Dia Nacional de Ação Graças foi celebrado na Paróquia Luterana da Velha Central e reuniu mais de 250 membros das três Igrejas.

Neste ano, o tema da celebração abordou o agradecimento a Deus pela solidariedade recebida pelos blumenauenses na ocasião da inesquecível catástrofe, que completou um ano. A programação envolveu as pessoas em um clima de fraternidade e esperança de um mundo melhor. A pregação ficou ao cargo do vigário-geral da Paróquia Catedral São Paulo Apóstolo, padre João Bachmann.

O Dia Nacional de Ação de Graças teve origem em 1621, na festa celebrada em gratidão a Deus pela boa safra, que garantiu a sobrevivência da frágil colônia de ingleses 'peregrinos', recém-chegados na América do Norte.

No Brasil, o presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, por meio da Lei 781, de 17 de agosto de 1949, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, entusiasmado com as comemorações que vira em 1909, na Catedral de São Patrício, quando embaixador em Washington.

Em 1966, a Lei 5110 estabeleceu que a comemoração de Ação de Graças se daria na quarta quinta-feira de novembro. Esta data é comemorada por muitas famílias, igrejas, universidades e outras instituições.

Foto: padre Raul Kestring



Autor(a): Sínodo Vale do Itajaí
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
ID: 3628
COMUNICAÇÃO
+
Um cristão não pode ser ofendido a tal ponto que não possa mais perdoar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br