Considerada a Igreja mais antiga de Cosmópolis, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil surgiu na cidade em 1902, sendo a primeira congregação religiosa a estabelecer-se por aqui.
A semana passada foi de muitas comemorações para a Comunidade Luterana de Cosmópolis. Na ocasião foi celebrada a Semana Santa que iniciou-se no dia 16, com o Domingo de Ramos.
Para os luteranos, a Páscoa é o maior evento do calendário cristão. O Domingo de Ramos abriu por excelência a Semana Santa. Para lembrar a data, as pessoas que compareceram no Culto da Igreja receberam logo na entrada um ramo de palmeira, com o hino “Hosana, Hosana ao Rei”, que foi cantado por todos, momentos antes da pregação feita pelo Pastor Leandro Luis da Silva, que trouxe a mensagem baseando-se no Evangelho de Mateus 21.1-11.
No dia 21, aconteceu o Culto da Sexta-feira da Paixão, no qual os luteranos lembraram a condenação, morte e crucificação de Jesus. Tradicionalmente neste dia, o sino do templo não tocou, ficando mudo até as 15h00 quando soou por dois minutos anunciando a morte de Cristo. Neste dia, o altar foi desnudado e sua cruz coberta por um pano preto, lembrando assim toda a dor e agonia de Jesus que morreu inocentemente na cruz para salvar nossos pecados.
Mas o grande momento da fé luterana aconteceu no domingo de Páscoa quando foi realizado o Culto da Ressurreição. Tanto no Culto da Paixão, quanto no Culto de Páscoa houve a apresentação do Coral “Castelo Forte” e também cânticos congregacionais com o Grupo de Música Litúrgica da paróquia. As comemorações da Semana Santa foram celebradas pelo Pastor Leandro Luis da Silva, responsável pela Paróquia de Cosmópolis, que também compreende a Comunidade de Artur Nogueira e pela Seminarista Daiane Berndt.
Se você quiser saber mais sobre a Igreja de Confissão Luterana em Cosmópolis, assim como em todo o Brasil pode acessar o site: www.luteranos.com.br/cosmopolis.