Lideranças dos Sínodos Norte Catarinense, Centro-Sul Catarinense, Vale do Itajaí e Paranapanema estiveram reunidas no dia 02 de novembro, na sede sinodal, em Joinville. Foi o segundo Encontro do ano. Participaram os Pastores Sinodais e integrantes das Diretorias Sinodais. Apesar de ter não ter caráter decisório, esse Encontro Intersinodal de Lideranças reflete com profundidade um conjunto de temáticas.
Dentre os assuntos dialogados, esteve a reflexão acerca da conjuntura atual da Igreja, especialmente em termos de estrutura organizacional e sua funcionalidade. Foi lembrado que cada estrutura e organização é fruto de um tempo histórico. A estrutura organizacional da Igreja engloba a ideia da ampla representação sinodal nos inúmeros conselhos, além de inúmeros grupos de trabalho existentes. Observa-se que a ampla representação tem onerosidade financeira e nem sempre significa participação efetiva na produção de decisões e resultados.
Uma das perguntas-chave é: como descentralizar eficazmente a tomada de decisões, empoderando efetivamente os Sínodos. Essa foi a intenção original da estrutura organizacional atual da Igreja. A necessidade de melhorar o uso das tecnologias de informação e comunicação contemporâneas é outro desafio urgente. Assim igualmente é a necessidade de sempre estar aprimorando o conhecimento na área de gestão de pessoas, uma vez que o dia a dia da Igreja, suas comunidades, é a lida com pessoas.
Em 2020, novos encontros estão programados para continuar as reflexão e novos encaminhamentos.