Um final de semana com muita reflexão, integração e descontração. Estes três substantivos podem resumir o primeiro Retiro de Lideranças da Comunidade Evangélica de Blumenau, a união das paróquias Centro, Itoupava Seca, Velha, Garcia, Progresso, Fortaleza, Velha Central e Gaspar. Mais de 100 presbíteros e líderes dos setores de trabalho experimentaram uma nova forma de caminhar em conjunto, entre os dias 25 e 26/06, no Centro de Eventos Rodeio 12.
O P. Dr. Emilio Voigt, assessor de Formação do Sínodo Vale do Itajaí dirigiu duas palestras: “Igreja Como Corpo de Cristo” e “Liderança – Seu lugar no Corpo de Cristo”. Em ambas, ele destacou a importância de se trabalhar em equipe e ter o foco na missão da Igreja. Apresentou um histórico do início das primeiras comunidades cristãs e contextualizou a organização da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
O tema “IECLB em Blumenau – Aspectos Históricos da CEB-UPL” foi apresentado pelo P. Nelso Weingärtner, ex-pastor sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, quando relatou a realidade dos primeiros anos, na então, Colônia de Blumenau, a partir de 1850. Por meio de uma ordem cronológica, enumerou fatos que foram importantes para o desenvolvimento da confessionalidade luterana na cidade e o advento da criação das, hoje, oito paróquias.
O pastor e professor, Dr. Claus Schwambach, diretor da Faculdade Luterana de Teologia, assumiu a palestra “Como edificar igreja na cultura pós-moderna?”. A ideia foi compreender o fenômeno da pós-modernidade e perceber quais os desafios que ele representa para a edificação de comunidades e o trabalho da igreja hoje. É preciso encontrar um caminho que concilie a preservação do que é central do evangelho e que faz parte de nossa tradição, e o desenvolvimento de propostas adequadas a novos públicos pós-modernos, enfatizou.
O presidente da CEB, Adelino Sasse, apresentou dados estatísticos sobre o número de membros das paróquias vinculadas à CEB nos últimos anos. A ideia foi refletir sobre a sazonalidade dos membros e provocar um debate sobre desafios missionários para o futuro.
Na noite de sábado, alunos do programa Barão Arte e Cultura, da Escola Barão do Rio Branco, pertencente à Comunidade Blumenau Centro, apresentaram um teatro em alusão aos 500 dias para os 500 anos da Reforma. A esquete apresentou uma versão contextualizada e atualizada da descoberta do evangelho por parte de Catarina von Bora e das freiras no mosteiro.
Durante o retiro, todas as lideranças receberam de presente o gibi “Martim Lutero. A Reforma em Quadrinhos”. O material foi confeccionado pela CEB-UPL, em alusão aos 500 dias para os 500 anos da Reforma Luterana, e agora deverá ser compartilhado em toda a IECLB. Para pedidos, envie um email para uniaoparoquial@luteranosblumenau.com.br.