Em culto realizado no primeiro domingo de Advento, na Igreja da Comunidade Ilha da Figueira, da Paróquia Apóstolo João, em Jaraguá do Sul/SC, foi lançado, no Sínodo Norte Catarinense, o Tema do Ano 2013 da IECLB.
Com presença da Diretoria do Sínodo e de membros das comunidades filiadas à Paróquia local, além de membros de outras paróquias de nosso Sínodo, o P. Claudio Herberts, pároco local, conduziu a celebração, ficando a pregação a cargo do Pastor Sinodal Inácio Lemke.
O lançamento do Tema do Ano no primeiro Domingo de Advento, justifica-se por ser o início do Calendário Eclesiástico.
P. Inácio trouxe como texto base da prédica o texto de Isaias, capítulo 41. 09 e 10, onde se fundamenta também o Lema do Ano para 2013 que é: “Eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças, ajudo e protejo com a minha forte mão.” e o Tema da IECLB para 2013 que é “Ser, Participar, Testemunhar - Eu vivo comunidade”.
O SER nos identifica pelo nome. Nossa identidade perante uma Comunidade da qual PARTICIPAMOS, onde temos um lugar a preservar, a divulgar e a partir de onde estamos para TESTEMUNHAR das mais variadas formas.
EU VIVO COMUNIDADE. Viver comunidade tem que ser assumido por nós, tal como amassando o barro com as nossas mãos para formar elementos, também com o nosso jeito, como as nossas palavras. (durante a celebração foram distribuídas pequenas porções de argila, para serem modeladas nas próximas semanas e devolvidas novamente no altar na Celebração Natalina)
Observando o cartaz do Tema e Lema do Ano 2013, vemos inúmeras pessoas, de formas e cores diferentes, cada um com seu jeito de ser, participar e testemunhar, buscando abrigo sob o guarda-chuva do viver comunidade, centrado pela Cruz, protegendo-nos assim das intempéries, dos medos e dos tumultos que acontecem dentro deste mundo no qual vivemos. A comunidade nos é acolhedora quando acolhemos o nosso próximo.
O lema nos traz o conforto da forte mão de Deus, uma mão que não é opressora, que nos aperta e oprime, mas uma mão que nos é acolhedora, protetora.