As Comunidades do Sínodo Sudeste, motivadas por suas lideranças e obreiros Iniciaram as reflexões sobre o tema do ano 2008 da IECLB.
No poder do Espírito, proclamamos a reconciliação
Velhinhos e velhinhas sentarão nas praças de Jerusalém e as praças ficarão cheias de meninos e meninas brincando. (Zacarias 8.4-5)
Na manhã de domingo, 2 de março, enfeitada pelo sol após alguns dias de muita chuva, o Sínodo Sudeste e a Paróquia de Santo Amaro, receberam na Igreja da Paz o segundo Vice Presidente da IECLB para o lançamento do tema do ano 2008. O Pastor Carlos Möller, representando a presidência da Igreja, motivado pela palavra do apóstolo Paulo em 2 Coríntios 5,17-18, proclamou a reconciliação de Deus e convidou a comunidade para espelhar-se nos exemplos de reconciliação já existentes e a participar da reconstrução de novos espaços para a vida nova, onde estão incluídos os meninos, as meninas, os velhinhos e as velhinhas.
O Sínodo Sudeste, a partir do culto de lançamento do tema em Santo Amaro, com suas lideranças e obreiros, integra-se a proposta de toda a IECLB para um Importante testemunho. Aceita com alegria participar da divulgação de uma mensagem de fé e de esperança em comunhão com todas as comunidades da IECLB, unindo-se com todas as vozes para cantarem em uníssono e em alto tom o sonho do profeta Zacarias: Velhinhos e velhinhas sentarão nas praças de Jerusalém (de todas as cidades) e as praças ficarão cheias de meninos e meninas brincando (Zacarias 8.4-5).
A partir do primeiro domingo de março, em todas as comunidades, o tema do ano motivará reflexões sobre a Reconciliação de Deus, que está presente no quotidiano das pessoas e que pode ser percebida como força transformadora. Essa ação maravilhosa de Deus transcende os muros e limites das comunidades e denominações cristãs e se revela nas situações corriqueiras, tal como nas praças, freqüentadas também por fracos e frágeis, crianças e idosos, desempregados e famintos, migrantes e turistas, que nem sempre estão congregados nas comunidades e Igrejas.
Nas pequenas e grandes cidades do Sínodo Sudeste o sonho do profeta Zacarias é real. As pessoas têm sede de praças, almejam paz e convivência fraterna, sonham com espaços para brincar, caminhar, dialogar e descansar.