Lançamento do Selo de 100 anos de Luteranos no Vale do Iguaçu

02/03/2013

Selo100 anos 1
Selo100 anos 2
Selo100 anos 3
Selo100 anos 4
Selo100 anos 5
Selo100 anos 6
Selo100 anos 7
Selo100 anos 8
Selo100 anos 9
1 | 1
Ampliar

Na noite de sábado, 2, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Porto União, esteve em festa para comemorar os 100 anos de sua fundação na cidade de Porto União da Vitória.

As comemorações tiveram início às 19h30, com um curto festivo presidido pelo pastor Marino Black, que destacou a importância da comunidade estar presente e conhecendo a palavra de Deus. Black também fez um relato de como era feito o trabalho de se enviar uma carta. “No passado nos tínhamos somente os Correios para enviar as cartas para as pessoas. Hoje temos muita tecnologia para se comunicar, mas os Correios fazem e sempre farão a diferença para enviar uma carta ou uma caixa para a gente”, afirmou.

Um dos momentos que marcou o centenário da comunidade foi o lançamento oficial do selo com a imagem da igreja Luterana de Porto União com a numeração 100 anos, selo este utilizado pelos Correios.

Na oportunidade foram carimbadas várias correspondências simbólicas para oficializar o selo dos 100 anos da Comunidade local. Na oportunidade o pastor Marino Black recebeu um selo juntamente com a presidente da Comunidade Luterana Rosicler Hoberg Serafini, recebeu o seu selo representando a comunidade e o prefeito de Porto União Anízio de Souza, recebeu o selo dos 100 anos de Luterana representando toda a comunidade portuniense.

A equipe do Correio local esteve na igreja e oficializou o selo de 100 anos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Porto União da Vitória.

Após a cerimônia de oficialização do selo a comunidade foi convidada para um jantar que reuniu várias pessoas no salão de eventos da igreja.

 

Breve Histórico:

No século 19, em 1884 e 1886, chegaram a este lugar diversos imigrantes alemães e austríacos, formando de início um núcleo pequeno com comércio, indústria da madeira e erva mate, desenvolvendo também agricultura e pecuária.

Como as pessoas viviam isoladas e desejando manter suas tradições, culturas e praticar a fé cristã em fidelidade à sua igreja, a partir de 1900 receberam a visita do Pastor Otto Kuhr a cada três meses em suas localidades e em suas casas. Com esforço dos pioneiros e outros colonizadores aumentavam o desenvolvimento do comércio e da indústria.

Fundaram o Clube União, uma Sociedade Beneficente de Senhoras, Sociedade Lyra e de ginástica, para manter a cultura e língua alemã e as tradições herdadas. Mantinha-se viva a fé entre os imigrantes católicos romanos, bem como, entre os luteranos.

Então no dia 11 de maio de 1913 foi fundada a primeira Comunidade Evangélica Luterana. O lugar mais apropriado para os cultos foi a Escola Alemã que já existia há alguns anos.

Mais tarde em dezembro de 1922 chegou o Pastor Heinrich Weiss, para dar, definitivamente, o apoio religioso necessário a toda a Comunidade Luterana.

Em 1929 foi inaugurada a primeira casa paroquial com oratório anexo. Mas como a cidade começou a crescer, os membros se uniram desejando a construção de um templo e, em 16 de outubro de 1949 foi colocada à pedra fundamental para a atual Igreja Luterana. Com muito trabalho e esforço ela pode ser inaugurada em 11 de dezembro de 1955. Em 1957 foram inaugurados os três sinos que até hoje acompanham o nosso dia a dia.

O Pastor Weiss aposentou-se em 1960 e desde então já nos acompanharam na comunidade luterana os Pastores: Werner Zieschler, Manfredo Siegle, Romeu Otto Hoepfner, Wolfgang Fromm, Reinoldo G. Neumann, Geraldo Rekowski, Carlos Niewöhner, Antonio Carlos Oliveira, Claurete Sauerssig, sendo os atuais Pastores: Mauri Tarcísio Perkowski e Marino Black.

 

Histórico: Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Porto União.

COMUNICAÇÃO
+
Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br