Laços ou nós de amizade?

Sínodo Norte Catarinense

14/07/2023

Retiro de Mulheres (3)
Retiro de Mulheres (7)
Retiro de Mulheres (11)
Retiro de Mulheres (15)
Retiro de Mulheres (16)
Retiro de Mulheres (12)
Retiro de Mulheres (8)
Retiro de Mulheres (4)
Retiro de Mulheres (5)
Retiro de Mulheres (9)
Retiro de Mulheres (13)
Retiro de Mulheres (17)
Retiro de Mulheres
Retiro de Mulheres (14)
Retiro de Mulheres (10)
Retiro de Mulheres (6)
Retiro de Mulheres (2)
Centro de Eventos - Palmas
Centro de Eventos - Palmas -
1 | 1
Ampliar

Nos dias 10 a 12 de julho, aconteceu no Centro de Eventos em Palmas do Arvoredo, em Governador Celso Ramos/SC, o “Retiro de Inverno”. Este “Encontro de mulheres da OASE”, contou com as assessorias da Pastora Sisi Blind e do Pastor Ildo Franz (Ministra Voluntária e Ministro na Paróquia do Planalto Central Catarinense - Curitibanos).

As participantes do Retiro refletiram sobre: “Laços de Amizade sob a perspectiva da Liberdade Cristã”. Foram levadas a pensar e entender a diferença entre  laços e nós. Nas relações de amizades, temos as duas situações em nossas vidas. Há amizades que entram em nossas vidas, que são tão especiais, que acabam sendo firmadas com um nó bem apertado, que solidificam. Contudo, a partir da perspectiva da liberdade cristã, as amizades deveriam ser construídas a partir de laços, que não prendem e escravizam, mas que são fáceis de abrir, o que proporciona a oportunidade de agregar mais pessoas.

Nesta perspectiva, constroem-se amizades saudáveis, verdadeiras e livres, não doentias e opressoras de poder. Poderíamos até comparar a verdadeira amizade como a beleza de uma borboleta, que só tem sua significância quando esta movimenta-se em liberdade. Amizade verdadeira, é aquela que respeita as particularidades e as fraquezas, afirmou a assessora.

Amizade verdadeira é daquela pessoa que está sempre ali para o que você precisar, seja para ouvir, ajudar a resolver problemas, ou simplesmente com um ombro ou um abraço para consolar e acalmar. Amizade verdadeira, é aquela que te defende, 'advoga' a seu favor, mesmo quando você não está presente.
Como já dizia a música de Milton Nacimento: 'Amigo(a) é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, Dentro do Coração'.

Na reflexão do tema, com base no texto bíblico de João 15.12-17, onde Jesus diz: “Já não vos chamo servos (...) mas tenho-vos chamado amigos (...) e não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi...” e sob a perspectiva do conhecido hino da amizade, onde cantamos, “A amizade vem de Deus, e a Deus deve levar”, as participantes foram motivadas a responder três perguntas: 1) O que é o amor? 2) O que é doar? 3) O que é obedecer?

O que é amar? Em resposta foi dito que, “amar é dizer a verdade, é aceitar as pessoas como elas são, é ouvir, é amar o pecador e não o pecado. O que é doar? É “Entrega, usar os dons de Deus recebidos a serviço do Reino de Deus. É dedicação, doação sem esperar nada em troca (voluntariado), doar por meio da oração, doação a partir da gratidão”. O que é obedecer? A partir da perspectiva do ministério de Jesus, é, “...amar as pessoas como elas são, não oprimindo e escravizando, mas vivendo a amizade em liberdade e escolha, pois o amor deve ser uma decisão”.

A partir do conjunto vivenciado nestes dias, a palavra que define e resume tudo, é simplesmente gratidão. Gratidão pela casa que nos acolheu, gratidão pelas assessorias, gratidão a tantas novas amizades.
 


Autor(a): Marilú Ern Franz
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
ID: 70817
COMUNICAÇÃO
+
Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter.
Provérbios 1.8-9
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br