No dia 5 de abril, o grupo de “Jovens Adultos” recebeu a visita do estudante de teologia Daniel Santos Souza, da Universidade Metodista de São Paulo. Ele dirigiu o estudo realizado neste dia, cujo tema era “Jovens ecumênicos e a busca pela cidadania ética”. Inúmeras questões foram discutidas, entre elas: O que é Ecumenismo? O que é cidadania ética? Quais são os desafios enfrentados pela juventude ecumênica na sociedade? Foram sobre essas perguntas que caminhou a construção do estudo.
Pensar a relação dos jovens ecumênicos com a cidadania é saber que, as ações do agora são sementes plantadas em terrenos que podem ser férteis, mas também áridos e secos. Elas, regadas e unidas ao poder gerador da vida, serão levadas ao nascimento de belas árvores. Lembremos da parábola da semente de mostarda contada por Jesus, em que uma pequena semente se transforma em uma grande árvore que acolhe pássaros, o Reino de Deus.
Com essas sementes lançadas no caminho do ecumenismo, mesmo que elas nos mostrem apenas sinais pequenos, a grande árvore surgirá. Mesmo que hoje não possamos colher todos os frutos, contemplemos o rebento e as primeiras folhas que nascem. Pois, como disse Rubem Alves, “[Muitos daqueles] que ouvem a melodia do futuro plantam árvores a cuja sombra nunca se assentarão. Mas não importa. Eles se alegram imaginando que as crianças amarrarão balanços nos seus galhos...” Nos alegremos, e pela força da esperança e pelo calor da fé, escutemos o som que nos motiva: “Somos um, somos um. Céu, fogo terra e mar. Somos um, somos um...”.
Débora Ludwig e Daniel Santos Souza