
Desde o dia 26 de março um grupo de oito jovens alemães está no Oeste do Paraná para o intercâmbio promovido pelo programa Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e pela Juventude Rural da Baviera (ELJ). A caravana que ainda inclui sete pessoas do CAPA tem visitado famílias agricultoras agroecológicas de Marechal Cândido Rondon e conhecido um pouco da variedade de alimentos produzidos de forma ecológica na região. Entre as visitas, o grupo ainda participou do encontro da Juventude Evangélica de Marechal Cândido Rondon, no último sábado, 1 de abril.
O programa, que já existe há mais de 20 anos, possibilita a troca de experiências entre alemães e brasileiros. O grupo de alemães está no Brasil pela primeira vez e impressionado com a diversidade de alimentos produzidos na região de forma ecológica e sustentável.
Para o Coordenador do CAPA Rondon, Jhony Luchmann, que tem acompanhado o grupo, o intercâmbio possibilita uma perspectiva de formação. “Trazendo os jovens de lá ou indo daqui para lá, é possível ter contato com os diferentes contextos e haver esta integração, porque são jovens e lideranças nos seus grupos, nas suas cidades e comunidades com esta dinâmica de pautar e construir perspectivas de maior sensibilização social, ecológica e ambiental”, ressalta Luchmann.
Visita à JEMAL
Como já estava previsto no roteiro da viagem dos jovens alemães, que também são luteranos, no sábado, dia 1 de abril, os jovens também participaram do encontro da Juventude Evangélica de Marechal Cândido Rondon (JEMAL). O encontro celebrativo teve tradução simultânea e contou com música, dinâmicas vivenciáveis, momentos participativos e orações.
A meditação conduzida de forma conjunta pela Pastora Ester Delene Wilke e pelo Catequista e Professor Edir Spredemann abordou o tema do ano da IECLB: “Vocês são o sal da terra; vocês são a luz do mundo!. (Mateus 5.13-14). O Catequista destaca que o espaço de comunhão e convivências trouxe uma oportunidade especial de trocas e reflexões entre os jovens. Como resultado dos diálogos e partilhas sobre a prática do texto bíblico, a conclusão é que Juventude precisa estar a serviço do amor de Deus e das pessoas neste mundo!
Fotos: Paróquia de Marechal Cândido Rondon