Jornada do Patrimônio 2019 – Memória Paulistana
Conhecer e explorar a cultura, a memória e o patrimônio histórico da cidade foi a proposta da “Jornada do Patrimônio 2019 – Memória Paulistana”, realizada nos dias 17 e 18 de agosto (sábado e domingo), com mais de mil atividades em cerca de 500 pontos. O evento faz parte do Agendão, do programa São Paulo Capital da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), coordenado pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo.
A maior edição do evento desde sua criação celebrou histórias, memórias, pessoas e lugares que traduzem o nosso patrimônio histórico e cultural. A programação inovou nas atividades e ofereceu mais de 400 roteiros históricos, 300 visitas a imóveis tombados, 210 oficinas e 50 sessões de cinema do Circuito Spcine, com documentários realizados com investimento da Secretaria da Cultura para o programa “História dos Bairros de São Paulo”. (Fonte: Secretaria Municipal da Cultura)
Um dos destaques na Jornada do Patrimônio 2019, foi a Igreja Martin Luther. A Igreja, projetada pelo arquiteto Guilherme von Eÿe, foi inaugurada do dia 25 de dezembro de 1908, sendo o primeiro edifício construído no estilo neogótico em São Paulo. A Igreja foi tombada em 1992 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo e em 2012 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.
O templo está sob o Nível de Proteção 1, que exige a preservação integral do templo. Na madrugada do dia 1° de maio de 2018 um incêndio atingiu o edifício ao lado da igreja, vindo o prédio a ruir, destruindo parte significativa da igreja. Grande parte dos vitrais e outras peças históricas foram destruídas pelo desabamento.
Durante a Jornada do Patrimônio o público teve a oportunidade de entrar dentro da Igreja, numa visita guiada pelos arquitetos e funcionários da Bolanho – Arquitetura e Restauro, empresa responsável pela restauração e reconstrução da Igreja. Na visita, tomaram conhecimento do andamento dos trabalhos e toda a complexidade da reconstrução da nossa Igreja.
Para outubro de 2019 está prevista a conclusão da 1ª etapa da reconstrução, ou seja, o reforço das fundações, reconstrução da parede lateral e moldura dos vitrais, amarração do Altar, reconstrução do telhado e do forro e a tubulação de águas pluviais, etc. Assim, a reconstrução do nosso templo vai tomando forma!
Agradecemos imensamente todos que ajudaram até o momento! Que Deus continue nos dando forças nessa jornada!