Jorge Dieterich encerra o ministério e deixa legado na IECLB

23/02/2014

IMG_0414
IMG_0416
IMG_0425
IMG_0433
IMG_0438
IMG_0443
IMG_0448
IMG_0450
IMG_0454
IMG_0456
IMG_0469
IMG_0470
IMG_0480
IMG_0541
IMG_0549
1 | 1
Ampliar

Uma celebração de ação de graças lotou a igreja da Comunidade de Itoupava Rega II e marcou a desinstalação do pastor Jorge Teodoro Dieterich, na noite de domingo, 23, na Paróquia de Itoupava Rega, em Blumenau (SC). Ao se despedir, relembrou sua caminhada na história da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e perguntou a si mesmo: quem sou eu?

“Sou criatura de Deus, criado por Deus, para junto com as demais criaturas cuidar deste mundo. Nós fazemos parte deste mundo e somos chamados para ajudar, com nossos dons e capacidades, a cuidar e erguer o reino de Deus. Deus nos capacita sempre de novo, porque somos semelhantes a Ele”, respondeu Dieterich.

O pastor sinodal Breno Carlos Willrich conduziu o ato de ingresso no quadro de pastores eméritos da IECLB. Agradeceu Dieterich e sua esposa Sônia pelo tempo e pela dedicação com que exerceram as atividades na Igreja. “Deus sabe o que faz. Vocês foram bons construtores. Fizeram com amor e dedicação. Peço a Deus que os presenteie com saúde, disposição renovada e confiança serena”.

Trajetória:
Em 1964, com 12 anos, Jorge ingressou no Instituto Pré-teológico, em São Leopoldo (RS). Sete anos mais tarde iniciou os estudos na Escola Superior de Teologia (hoje Faculdades EST). Uma das modalidades da época era o trabalho de férias e por isso atuou em Scharlau, Dois Irmãos, São Sebastião do Caí, Nova Petrópolis e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul; e Jaraguá do Sul, Corupá, Barra do Rio Cerro e Guaramirim, em Santa Catarina.

Foi ordenado em 1979 e sua primeira paróquia foi em Crissiumal (RS). Após quatro anos assumiu atividades no Colégio Sinodal Dr. Blumenau, em Pomerode (SC), onde também atuou na Comunidade Pomerode Fundos e ajudou a formar a Comunidade Martin Luther. Durante nove anos, de 2000 a 2009, esteve na Alemanha e assumiu o pastorado em Neustadt bei Coburg. No retorno ao Brasil foi para a Paróquia de Itoupava Rega.

Durante os 35 anos de ordenação foi uma vez vice-pastor sinodal, três pastor distrital e cinco vice-distrital. Foi por mais de uma década membro do Conselho de Redação do Jornal O Caminho. Ocupou a função de representante do Consulado da Alemanha em Pomerode. Participou da elaboração da gramática hebraico-português e foi professor de grego e alemão.

Em 1976 casou com a joinvillense Sônia Bächtold. O casal teve dois filhos. Em 1977 nasceu Gerd Jorge e Cristian Alfredo em 1983.

COMUNICAÇÃO
+
Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
João 8.31-32
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br