A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Picada 48 Baixa, no município gaúcho de Lindolfo Collor/RS, foi o local escolhido para a Investidura da Presidência da IECLB - Gestão 2015-2018, realizada na noite de 21 de novembro de 2014.
Em ato solene, o P. Carlos Möller, investiu o P. Dr. Nestor Paulo Friedrich no cargo de Pastor Presidente, a Pa. Silvia Beatrice Genz no cargo de Pastora 1ª Vice-Presidente e o P. Inácio Lemke no cargo de Pastor 2º Vice-Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
“Um componente da estrutura administrativa da IECLB é sua Presidência, eleita em Concílio e investida em um culto público, ato que hoje será presidido pelo atual Pastor 1º Vice-Presidente da IECLB, P. Carlos Möller. Para isso aqui estamos. Para isso aqui se reúne a IECLB! Irmanados e irmanadas no Deus que é o Primeiro e o Último, acolhemos e saudamos vocês! Sejam bem-vindos! Sejam bem-vindas, irmãos e irmãs em Cristo! De longe, de perto, membros das Comunidades da IECLB, Ministros e Ministras, outras lideranças, integrantes do Conselho da Igreja, Pastores e Pastora Sinodais, representantes de instituições vinculadas à IECLB, representantes da ecumene e autoridades civis. Desde já, obrigado à Comunidade local, que hoje acolhe a IECLB toda! Obrigado ao Sínodo Nordeste Gaúcho e às autoridades deste município, Lindolfo Collor, que deram grande apoio para abrigar esta festa da IECLB! Obrigado ao Grupo Anima, que nos apoiará na música e no canto comunitário!”, foram as palavras de abertura, proferidas pelo P. Romeu Martini, Assessor Teológico da Presidência da IECLB.
A equipe de liturgia foi composta pela Pª Ma. Tânia Cristina Weimer (Paróquia em Nova Hartz/RS), Diác. Marli Clair Blos (Paróquia em Parobé/RS) e Cat. Monika Maier (Paróquia em Estância Velha/RS).
No ato de Investidura, após a Vice-Presidente do Conselho da Igreja, a Conselheira Ema Marta Duck Cintra, representante do Sínodo Mato Grosso, informar as atribuições da nova Presidência, eleita pelo XXIX Concílio da Igreja, realizado em Rio Claro/SP, no Sínodo Sudeste, de 15 a 19 de outubro deste ano, para a gestão 2015-2018, segundo a Constituição da IECLB, o P. Carlos Möller deu seguimento ao ato: “Tendo ouvido o que reza o Regimento da IECLB, pergunto: Vocês se comprometem a exercer essa tarefa de maneira responsável, então respondam: ‘Sim, nos comprometemos!’”, ao que os eleitos responderam afirmativamente. Da mesma forma aconteceu quando o P. Carlos orientou: “Vocês prometem exercer o seu mandato de acordo com a Palavra de Deus, obedientes ao nosso Senhor Jesus Cristo, em espírito de estudo e oração, e em observação ao estabelecido na Constituição, no Regimento Interno e demais Documentos Normativos da IECLB, então respondam: ‘Sim, com o auxílio de Deus!’”.
Na sequência, o P. Carlos entregou a respectiva cruz a cada componente da nova Presidência, afirmando que aquela cruz, que distingue o cargo na Presidência, é sinal de renúncia, serviço e entrega ao nosso Senhor Jesus Cristo, a quem devemos seguir, e pedindo que os Ministros eleitos de ajoelhassem para que, com a imposição de mãos, fossem investidos na Presidência da IECLB. Então, orou: “Agradecemos-te, onipotente Pai, que em Jesus Cristo nos convocaste para o teu serviço. Gratos somos por estes irmãos e esta irmã que hoje assumem esta função de liderança espiritual, pastoral e teológica na IECLB e para a IECLB. Dá-lhes sabedoria e força, para que exerçam incansável e fielmente o seu mandato, de acordo com a tua vontade. Abençoa o P. Nestor, a Pa. Silvia, o P. Inácio, sim, abençoa esta Presidência da IECLB, abençoa a sua atividade junto às Comunidades, Paróquias, Sínodos, na ecumene, onde quer que atuem. Desperta em todos nós o desejo sincero de, sob o pastoreio da nossa Presidência, servir-te. Fortalece a nossa fé, concede-nos zelo no amor fraternal, para que sejamos, em verdade, Igreja de Jesus Cristo, para a tua glória. Amém.
Os Assistentes da Presidência investida fizeram os votos e foram entregues os diplomas aos recém-investidos. O Pastor Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos, P. Me. Edson Streck, foi Assistente do P. Nestor.
Na sua fala, o P. Edson citou o Salmo 121, “Deus, o nosso protetor, Canção de peregrinos”, seu preferido e companheiro de muitos momentos na vida.
A Pastora Sinodal do Sínodo da Amazônia, Pa. Vera Lucia Engelhardt Prediger, foi Assistente da Pa. Silvia. A Pa. Vera entregou a cada um dos eleitos uma cruz feita da madeira conhecida como “roxinho”, encontrada na Amazônia, muito durável e resistente. Esta tarefa a ti confiada, Pa. Silvia, é a de assumir a cruz com todas as suas exigências: fé, amor, desprendimento e paixão pela missão de Deus. Estas cruzes são feitas com a mesma madeira e são do mesmo formato para lembrar que todos nós, também a Presidência da Igreja, somos povo de Deus, cheios de fé, e caminhamos juntos e juntas, com dons e capacidades que Deus concede para servi-lo. Que o bondoso Deus esteja com vocês dando-lhes sabedoria e ânimo na condução da IECLB pelos próximos ano, rogou a Pa. Vera.
O Pastor Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho, P. Altemir Labes, foi Assistente do P. Inácio. O presente do P. Altemir ao P. Inácio foi uma cesta com sementes e terra para o exercício do Ministério e da nova função na Igreja. Terra é dádiva de Deus é lugar onde pisamos, terra nos sustenta. Terra é o lugar para onde levamos o nosso testemunho de fé. É o lugar para onde vamos... Já semeaste muito e muito já pudemos colher desta sua semeadura. Nesta nova caminhada na Presidência da IECLB, você vai poder lançar em boa terra outras tantas sementes. Cuide com carinho delas, pois estamos sempre necessitando, estamos carentes de bons frutos, pediu o P. Altemir.
Na sua prédica, O P. Nestor, a partir do texto de Ezequiel 34.11-16 e 20-24, destacou “As palavras bíblicas nos remetem a um tema fascinante: o juízo e o senhorio de Deus, a justiça de Deus! A leitura bíblica leva a uma palavra em que Jesus fala do juízo final! Mateus 25.35-36: a diaconia é umas das marcas bonitas do rosto da Igreja de Jesus Cristo no mundo desde os seus inícios. Esta é também a marca do rosto de Deus que se revela no Ministério de Jesus. É para esta dimensão da ação de Deus, o Pastor, que aponta o profeta Ezequiel. A fé e o cuidado para com os que estão em uma situação de fragilidade sempre andaram de mãos dadas e se concretizaram em gestos de solidariedade, restauração de vidas, construção de sentido, atitudes e gestos que culminaram na construção de vias e viDas em comunhão, na construção de relações de paz entre as pessoas. Este jeito de Deus agir é revelado nas palavras do profeta Ezequiel e no caminho trilhado pelo próprio Jesus! Nós não estamos sós! Deus é presença viva entre nós e em nossas vidas. O princípio da justiça será critério de salvação”.
O Pastor Presidente frisou que outro aspecto a ser destacado era quanto à radicalidade do juízo tanto na palavra do profeta Ezequiel quanto na palavra de Jesus!: “São palavras duras! Contundentes! Devemos temer e amar a Deus! Não brincar de deus! A liberdade que brota da fé em Cristo não é permissiva! A justiça de Deus não é permissiva, muito menos condescendente com as realidades que machucam, ferem, separam e dividem as pessoas! Esta aí um alerta fundamental para quem exerce funções de liderança!”.
Ambos os textos perguntam pelo nosso testemunho enquanto Igreja e questionam o nosso testemunho público, apontou o P. Nestor Friedrich: “Cá entre nós, o nosso mundo, a nossa sociedade e também a Igreja Cristã vivem uma crise. As palavras do profeta Ezequiel e de Jesus nos alertam para nosso fracasso quando se trata da justiça de Deus, do amar, quando se trata de serviço. É da convicção no cuidado de Deus que nasceu o desafio de sermos uma Igreja do Cuidado! Temos coração sensível para aqueles que têm fome, sede, não têm onde morar ou o que vestir, estão doentes, presos? Para eles, Deus olha e nos convida a olhar também. Para estes a palavra de juízo não é mensagem de medo, mas, sim, de conforto e esperança. Por quê? Porque a injustiça terá um fim. É isto que celebramos e reafirmamos neste culto e no Domingo Cristo Rei, último domingo do ano eclesiástico!”.
As ofertas do culto foram destinadas à Associação Beneficente Pella Bethânia, em Taquari/RS, instituição de 122 de serviços prestados e que acumula enormes prejuízos em função dos danos causados por um forte temporal.
Após as homenagens e a bênção final, a Comunidade confraternizou com um coquetel especialmente preparado para a ocasião.
Entre outras, estavam presentes ao culto, além das pessoas já mencionadas e de familiares dos Presidentes investidos, o Prefeito de Lindolfo Collor, Alceu Ricardo Heinle, o Presidente da Comunidade em Picada 48 Baixa, Lauri Kellermann, o Pastor Sinodal do Sínodo Rio Paraná, P. Lauri Becker, o Pastor Sinodal do Sínodo Sul-Rio-Grandense, P. Dietmar Teske, o Pastor Sinodal do Sínodo Uruguai, P. Ervin Barg, o Conselho da Igreja (Sínodo da Amazônia - Diác. Dério Milke, Brasil Central - P. Jonas Zenkner Beier, Centro-Campanha-Sul - Cláudio Kistenmacher, Centro-Sul Catarinense - P. Joel Schlemper, Espiríto Santo a Belém - Alcione Potratz, Mato Grosso - Ema Marta Dunck Cintra, Nordeste Gaúcho - Ijoni Jurema Michaelsen, Noroeste Riograndense - Ledy Zimmermann, Norte Catarinense - P. Me. Claudir Burmann, Paranapanema - Hans Henning Günther, Planalto Rio-grandense - P. Gilmar do Nascimento, Rio dos Sinos - Ingo Ronald Brust, Rio Paraná - Rolf Leitzke, Sudeste - Almiro Wilbert, Sul-Rio-Grandense - P. Jorge Antônio Signorini, Uruguai - Irton Brandt, Vale do Itajaí - Cristian Fuchs e Vale do Taquari - Sérgio Hagemann), a equipe da Secretaria Geral (Secretária Geral - Diác. Ingrit Vogt, Secretária da Habilitação ao Ministério - Cat. Dra. Haidi Drebes, Secretária de Formação - Cat. Ma. Débora Raquel Klesener Conrad, Secretário da Ação Comunitária - P. Dr. Mauro Batista de Souza, Secretário de Missão - P. Mauro Alberto Schwalm, Secretário Adjunto do Ministério com Ordenação - P. Marcos Bechert (também Pastor Sinodal do Sínodo Vale do Taquari), e Secretário Executivo de Finanças - Fábio Machado Silva), a Assessora do Pastor Presidente, Cerise Pahl, o ex-Presidente do Concílio da Igreja, Nivaldo Kiister, o atual Presidente do Concílio, Ricardo Dalla Barba,o Presidente da Obra Gustavo Adolfo (OGA), P. Me. Osmar Witt, o Secretário Executivo da OGA, P. Me. Martin Volkmann, o ex-Presidente da OGA, P. Arteno Spellmeier, a Secretária Executiva da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Pa. Cibele Kuss, o Assessor de Formação e Articulação Nacional da Pastoral Popular Luterana (PPL), Cat. Nilo Bidone Kolling, a representante do Fórum de Reflexão da Mulher Luterana, Miriam Ingrid Buss La Piazza, a Coordenadora do Núcleo de Pesquisa de Gênero e Religião da Faculdades EST, Pa. Marcia Blasi, o ex-Coordenador do Conselho de Missão Entre Povos Indígenas, P. Hans Trein, o Diretor Geral da Luterprev, Evandro Raber, o Reitor da Faculdades EST, P. Dr. Oneide Bobsin, o Coordenador do Bacharelado em Teologia da Faculdades EST e também do Grupo Anima, P. Dr. Rodolfo Gaede Neto, o Professor da Faculdades EST, P. Dr. Roberto Zwetsch, a Coordenadora de Liturgia da IECLB, Cat. Dra. Erli Mansk, a Coordenadora de Música da IECLB, Mus. Dra. Soraya Eberle, a Diretora da Casa Matriz de Diaconisas, Irmã Gisela Beulke e o ex-Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Walter Altmann.
Pastor Presidente: P. Dr. Nestor Paulo Friedrich
P. Nestor Paulo Friedrich nasceu em 26 de outubro de 1957, em Agudo/RS, tem 57 anos, é casado, há 31 anos, com Sofia Grau Friedrich, Professora, com quem tem duas filhas, Paula (Economista) e Laura (estudante de Ciências Contábeis). Estudou no Instituto Pré-Teológico, em São Leopoldo/RS, graduou-se em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo e realizou o Doutorado em Teologia: Bíblia no Instituto Ecumênico de Pós-Graduação, também na EST. Com experiência pastoral nas Paróquias de Canguçu/Piratini - DE Rio Camaquã/RE IV, Dr. Maurício Cardoso - DE Buricá/RE III, e Nova Hartz - Sínodo Nordeste Gaúcho, também atuou como Pastor Orientador da OASE - DE Extremo Sul, Pastor Distrital no DE Buricá/RE III, Pastor Vice-Coordenador da Juventude Evangélica - DE Buricá, Pastor Orientador da OASE no Sínodo Nordeste Gaúcho, Pastor Vice-Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho, Professor na Faculdades EST e na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF), em Porto Alegre/RS, além de ter sido Secretário Geral da IECLB. Com 31 anos de Ministério, no XXIX Concílio, foi reeleito Pastor Presidente da Igreja.
Pastora 1ª Vice-Presidente: Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pa. Sílvia Beatrice Genz nasceu em 19 de novembro de 1956, em Linha Nova, interior de Santa Cruz do Sul/RS, tem 58 anos e é mãe de três filhas: Alvine, Mestre em Pedagogia-Educação Infantil, Tamar, Doutoranda em Educação Musical, e Joana, estudante de Medicina. Estudou no Instituto Pré-Teológico, em São Leopoldo/RS, graduou-se em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS, quando aprofundou os estudos em Latim, Alemão e Música. Com 30 anos de Ministério, atuou em Colorado do Oeste/RO, Palmitos/SC, Marques de Souza/RS, Erval Seco/RS, Chapecó/SC, foi Coordenadora do Conselho de Formação e Diaconia no Sínodo Uruguai, Pastora Vice-Distrital no Distrito Uruguai, Conselheira na Luterprev, Pastora Vice-Sinodal do Sínodo Vale do Taquari, Pastora Vice-Sinodal do Sínodo Uruguai, fez parte do grupo de apoio da Região Eclesiástica VI e participou da Comissão Litúrgica da IECLB. No XXVII Concílio da IECLB, foi eleita Pastora 2ª Vice-Presidente da IECLB (gestão 2011-2014). Atualmente, exerce o Ministério Pastoral na Comunidade em Picada 48 Baixa, em Lindolfo Collor/RS.
Pastor 2º Vice-Presidente: Inácio Lemke
P. Inácio Lemke nasceu em 12 de setembro de 1950, em Jaraguá do Sul/SC, tem 64 anos, é casado com Margit Elfriede Lemke, Pedagoga Social e Professora de Língua Alemã, com quem tem dois filhos, Thobias, Engenheiro Sanitarista Ambiental, e Mathias, estudante de Engenharia Química. Graduou-se em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS com intercâmbio no Evangelisch-Lutherisches Missions- und Diasporaseminar, em Neuendettelsau, na Alemanha. Atuou em Rolim de Moura/RO, Cacoal/RO, Porto Velho/RO, Teófilo Otoni/MG e Rio das Antas/SC. Também foi Pastor Vice-Sinodal do Sínodo Norte Catarinense, Vice-Presidente Nacional da Comissão Pastoral da Terra e, a convite do Kirchlichen-Entwicklungsdienstes (KED Bayern), assumiu trabalhos pastorais junto à Igreja Evangélica Luterana na Baviera, com residência em Nürnberg, na Alemanha. Com 33 anos de Ministério, atualmente, é Pastor Sinodal do Sinodo Norte Catarinense, cargo para o qual foi reeleito para os próximos quatro anos.