Instalações em Rio Negrinho/SC no Domingo de Ramos
31/03/2010
1 | 1
Sê tu uma bênção. O que é afinal bênção? Com essas palavras o P. Sinodal Manfredo Siegle saudou de forma especial os obreiros Pastor Odemir Simon, e Catequista Mariane Bail da Cruz, instalados em culto para dois ministérios distintos: ministério pastoral na Paróquia Bom Pastor, em Rio Negrinho e ministério catequético no Departamento Sinodal do Culto Infantil do Sínodo Norte Catarinense.
A instalação aconteceu em culto, no Domingo de Ramos, p.p., na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana – Bom Pastor, em Rio Negrinho. O Pastor Odemir Simon teve como seus assistentes os pastores Norberto Gramkow e Rolf Rieck, e a Catequista Mariane B. da Cruz as assistentes Sieglinde Reichert e Catequista Cristiane Gramkow.
A Paróquia de Rio Negrinho está na expectativa de continuidade dos trabalhos, assim como em ampliar para novas frentes a partir do reconhecimento e demanda das mesmas. O caminho se faz caminhando, com esse pensamento o Presidente da Paróquia manifesta a expectativa do trabalho e desenvolvimento/crescimento da comunidade. Entretanto, coloca como ressalva que esse caminhar deve ser em conjunto, e exige, portanto, a participação e envolvimento coletivo de toda comunidade, não só do pastor, não só da diretoria, para que todos sejam e usufruam bênçãos.
Do mesmo modo vale à pena ressaltar que uma caminhada coletiva de orientadores de culto infantil sinodal atingiu a sonhada etapa de ter uma pessoa formada em educação cristã para uma assessoria permanente integral ou parcial, para orientar e ser porta-voz dos trabalhos do culto infantil no Sínodo Norte Catarinense dentro de um departamento específico.
Caminhada essa que vem sendo sonhada, orada e defendida desde a formação do Sínodo, a partir de trabalhos semelhantes já existentes na então Região II. Foi igualmente em Rio Negrinho, quando em reunião , representantes e orientadores de culto infantil da maioria das paróquias que formariam o Sínodo Norte Catarinense iniciaram uma caminhada conjunta dando forma aos trabalhos que hoje estão cada vez mais bem estruturados.
Durante esses anos tivemos que exercitar a paciência, esbarrando em diferentes problemas de ordem administrativa. Aos poucos o espaço foi sendo conquistado com propostas de trabalhos sérios e fundamentados teológica e pedagogicamente.
Elaboramos uma diretriz norteadora desses trabalhos, na qual consta o objetivo do “Culto Infantil como promoção do encontro de Deus com a criança e da criança com Deus através da Palavra celebrada (....) “ , fundamentação e tarefas do mesmo, assim como estrutura física dos trabalhos e diferentes propostas de formação de orientadores.
Finalmente chegamos a esse estagio de assessoria em tempo parcial, remunerada e instalada para essa direção de trabalhos junto às coordenadoras paroquiais e orientadoras/es de Culto Infantil.
Acreditamos que Deus trabalhou no coração dos membros do Conselho Sinodal e da Diretoria Sinodal para apostarem conosco e validarem essa tarefa como Igreja. Disse o Presidente do Conselho Sinodal que o Conselho foi eficiente ao validar, a eficácia, entretanto se mostrará no caminhar e nos resultados.
Louvamos a Deus por essa oportunidade de reconhecimento que o Culto Infantil é Igreja Infante, presente, sonhada e Viva agora, e que esse investimento tem retorno quando todos nós, envolvidos/as seriamente com esse trabalho, possamos juntamente com a comunidade infante nos apresentar diante de Deus e dizer: Senhor aqui estamos e conosco aqueles/as que nos confiaste.
Aos outros Sínodos deixamos o desafio de não desanimarem, e a proposta que façam valer o que já está antecipado nas diretrizes da IECLB.