No dia 25 de outubro de 2015, o pastor Carlos Luiz Ulrich foi instalado no Campo de Atividade Ministerial da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Vitória/ES, em virtude da vacância deixada pela diácona Ângela Lenke. O culto foi presidido pelo pastor sinodal do Sínodo Espírito Santo a Belém, Joaninho Borchardt, e foi auxiliado pelos ministros da União Paroquial Grande Vitória: P. Dirceu Strelow (Paróquia de Cariacica), P. Ernóbio Velten (Paróquia da Serra), P. Antônio da Luz e Pa. Dra. Rosane Pletsch (Paróquia de Vila Velha), P. Me. João Paulo Auler (Associação Albergue Martim Lutero), P. Hannes Kühn (Igreja da Baviera/EKD) e Pa. Dra. Claudete Beise Ulrich (Faculdade Unida de Vitória).
Também estiveram presentes no culto representantes de igrejas-irmãs (irmã Rita, da Igreja Católica Apostólica Romana, e Revdo. Ariel Irrazábal Montero, da Igreja Episcopal Anglicana), representantes do CEBI – Centro de Estudos Bíblicos, e o pastor emérito da IECLB Emil Schubert.
A igreja estava cheia e todos estão bem animados com a chegada do novo pastor.
Logo após o ato de instalação, o P. Carlos assumiu o púlpito e pregou sobre o evangelho de Mateus 5.1-12. A partir da imagem do chimarrão, símbolo das rodas de bate-papo no sul do pai, e do coador de café, símbolo das rodas de bate-papo no estado do Espírito Santo, e com base no texto das bem-aventuranças, o pastor refletiu sobre o papel da comunidade cristã como espaço de vivenciar e proclamar as felicidades do reino de Deus.
Ao final do culto, a igreja tornou-se lugar de encontro e partilha de mesa, onde todos puderam comer (e a mesa estava farta e cheia de coisas gostosas), bater aquele papo gostoso e dividir um pouquinho das felicidades desse encontro tão abençoado.
O P. Carlos Luiz UIrich é natural de Montenegro-RS e é casado com a Pa. Dra. Claudete Beise Ulrich. Eles têm uma filha, a Gabriela, e dois filhos, o Tobias e o Eduardo. O casal retorna ao Brasil depois de ter atuado seis anos num programa de intercâmbio da IECLB com a Igreja Territorial de Hannover(Landeskirche Hannovers). O P. Carlos assume o pastorado da Paróquia de Vitória e a Pa. Claudete assume o cargo de professora de Teologia na Faculdade Unida.
Ficamos muito felizes com a chegada do casal à nossa paróquia e desejamos que Deus os abençoe imensamente nesse novo momento de suas vidas e também da vida de nossa paróquia.
Filipe Fialho Alves, presidente da paroquia