A crise traz enormes desafios, mais ainda quando ela tem a ver com a questão da saúde, como esta pandemia global de COVID-19, que afetou a rotina das pessoas. Na igreja não foi diferente, imediatamente todas as atividades foram interrompidas e em um primeiro momento o essencial foi oferecer mensagens ou culto on-line.
Depois dos primeiros dias em casa e da incerteza do que estava por vir, já era possível entender que parar de se encontrar era uma necessidade, mas que não era preciso parar de ser comunidade. A musicista Daniela Weingärtner, da Paróquia Velha Central, em Blumenau/SC, observou que cada pessoa deve continuar ensaiando o repertório com alegria. “Resolvi fazer ensaios remotos. Estou gravando vídeos com cada uma das vozes e enviando pela internet para que cada um possa, de sua casa, ensaiar. Ouvindo essa gravação, todos gravam suas partes e me enviam e, graças a tecnologia, cantamos e tocamos juntos! Se tem algo que essa experiência tem nos mostrado é que a comunidade vive em nós e a prática musical coletiva também. E, ainda que isolados, não estamos sozinhos e somos muito mais fortes por isso”.
A Paróquia da Itoupava Central, em Blumenau/SC, experimentou algo similiar e conseguiu motivar o coro misto para um ensaio virtual. O resultado foi incrível e deixou as pessoas animadas para testar novas ideias e possibilidades.
Em Blumenau Centro, os membros foram animados durante a Semana Santa a declamarem um versículo bíblico que acompanha a vida de fé. Uma enxurrada de participações culminou em 93 vídeos que foram compilados e divulgados na noite de Páscoa. “Foi uma alegria ver as pessoas darem testemunho de quanto a palavra de Deus fortalece, conduz, dá esperança às suas vidas. Uma senhora identificou uma criança ao seu lado no painel e lembrou que a mesma já foi sua orientadora nas atividades infantis. As pessoas se viram e vivenciaram ser comunidade e corpo de Cristo à distância”, compartilhou Milton Jandrey, pastor local.
Em Brusque ministros e ministras utilizaram a época de Páscoa para oferecer pequenas mensagens em forma de rodízio. Mensagens que somaram a um grande número de materiais disponíveis na internet. Praticamente todos os ministros e ministras do Sínodo utilizaram as redes sociais para conversar com seus membros.
A JE Sinodal do Vale do Itajaí confeccionou um vídeo de meditação e oração com participação dos ministros orientadores e lideranças da coordenação sinodal. O material foi disponibilizado na rede social da Juventude Evangélica da IECLB. Também para o Dia da Juventude Evangélica, no dia 21/04, aconteceu um culto especial realizado pelo Conselho Nacional da JE. “A pandemia mudou drasticamente a nossa rotina, mas nem por isso a nossa fé deve vacilar! É muito importante manter o contato, mesmo que a distância. Fazemos encontros on-lines, dinâmicas e até mesmo nos reunimos para cantar, pra manter a fé do jovem viva, apesar dos problemas.
Outras iniciativas saíram do âmbito digital e refletiram-se em gestos de carinho. Em Balneário Camboriú estão sendo confeccionadas máscaras para serem doadas às famílias carentes. De acordo com a secretária da paróquia, Dalys Geiser, muitos tecidos foram doados em diferentes momentos e estavam estocados e surgiu a ideia de transformá-los em gestos de amor. Prontamente a senhora Sandra Dinnebier, mãe de confirmando, voluntariou-se. “Vamos fazer um varal em frente ao portão da comunidade para que as pessoas possam retirar uma máscara”, alegrou-se Dalys.