II Encontro de Terapias na IECLB é realizado no Espírito Santo

02/06/2013

II Encontro de Terapias
II Encontro de Terapias
II Encontro de Terapias
II Encontro de Terapias
II Encontro de Terapias
II Encontro de Terapias
II Encontro de Terapias
II Encontro de Terapias
II Encontro de Terapias
1 | 1
Ampliar


Em maio de 2012 o I Encontro de Terapias na IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) foi realizado em Teutônia, no Rio Grande do Sul, reunindo experiências consolidadas deste estado e do estado do Espírito Santo, além da participação da Coordenação de Diaconia/Secretaria de Ação Comunitária da Secretaria Geral da IECLB. De 30 de maio a 2 de junho de 2013, o II Encontro de Terapias na IECLB ocorreu no Espírito Santo e reuniu um grupo ainda maior de pessoas e organizações vinculadas a IECLB, que encontraram-se primeiramente no município de Vila Pavão. Participaram dos diálogos e trocas de experiência representantes de grupos que atuam com alimentação e saúde em municípios da região centro e norte do RS, da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE) de Teutônia (RS) e do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA)/Núcleo Santa Cruz do Sul (RS). Participaram também representantes da região norte e da capital do estado do Espírito Santo, da Associação Central de Saúde Alternativa do Espírito Santo (Acesa)/Núcleos Vila Pavão e Pancas (ES) e da Associação Diacônica Luterana (ADL) localizada em de Serra Pelada – Afonso Cláudio (ES) do Albergue Martim Lutero localizado em Vitória (ES).

A paróquia luterana de Vila Pavão sediou os primeiros diálogos, com o apoio dos pastores Ênio Fuchs e Renato Nass. Também esteve presente a assessora de projetos da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Juliana Mazurana.

Pastor Leonídio Gaede conduziu os trabalhos, que incluíram visita a área de horto, viveiro e sala de secagem de plantas medicinais em Vila Pavão, onde a Acesa desenvolve o trabalho em parceria com a Prefeitura Municipal. No terceiro dia, em São Gabriel da Palha, Genilza Matiello apresentou a sede da Acesa, com estrutura para manipulação e atendimento, de onde o grupo seguiu para o município de Pancas, para a propriedade da família da Edna e Valdemar Verfloet. A família e o grupo de mulheres de Pancas ofereceu ao grupo banho de argila (geoterapia), massagens e caminhada terapêutica na mata atlântica. No último dia, foi possível conhecer o trabalho coordenado pelo pastor João Paulo Auler no Albergue Martim Lutero, em Vitória.

Durante o período foi muito rica a troca de conhecimentos, experiências e ideias, constituindo-se a partir daí uma rede por uma Pastoral da Saúde na IECLB. Para dar seguimento aos diálogos e às ações necessárias e apontadas por esta rede, foi criado um grupo de trabalho composto por Edna Verfloet, pastor João Paulo Auler e Cleci Koch. A FLD será instituição de apoio deste GT.

A rede por uma Pastoral da Saúde na IECLB é uma proposta de unir pessoas e grupos que se dedicam, no âmbito da IECLB, em qualquer região do Brasil, à busca e promoção de saúde, através metodologias comunitárias e técnicas conhecidas como alternativas. Para saber mais, acesse o blog http://terapiasieclb.blogspot.com.br/

COMUNICAÇÃO
+
O amor só é verdadeiro quando também a fé é verdadeira. É o amor que não busca o seu bem, mas o bem do próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br