Com o coração alimentado com os sentimentos de alegria e gratidão a Comunidade Luterana de Rio Negro (PR) reuniu-se em Culto de Ação de Graças no dia 07 de julho de 2019.
Podemos louvar e agradecer a Deus por Seu cuidado, direção, perdão e misericórdia que tem sustentado a vida e a Missão da Igreja Luterana em Rio Negro e Mafra ao longo de 130 anos de história e testemunho da fé em Jesus Cristo e prática do amor cristã.A edificação de comunidade cristã e o testemunho evangelizador e ação educativa e social, marcou diferentes gerações comprometidas com a mesma vocação de servir ao Reino de Deus e proclamar a Cristo como Senhor e Salvador em cada época.
O lema bíblico deste Culto de Ação de Graças, compartilhado pelo pároco Pastor Jairo Lindolfo Menezes dos Santos é o texto bíblico de 1Corintios 13.13: Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor. Cabe destacar que no processo histórico da Comunidade um dos sinos instalados na torre do templo recebeu o nome de fé, mais adiante, quando foi instalado o segundo sino recebeu o nome de esperança.
Quando a Comunidade ouve os sinos chamando ou anunciando o encontro com Deus e Sua Palavra nos Cultos, a Comunidade celebrante reunida em comunhão era fortalecida na fé em Jesus Cristo; o Crucificado e Ressurreto e na confiança da presença e dos cuidados do Deus da Esperança (Romanos 15.13), para que ao sair do templo fossem testemunhas do amor de Deus junto as outras pessoas no dia a dia.
A Igreja Luterana em Rio Negro e Mafra ao longo de sua história sempre empenhou-se em integrar em sua vida em comunhão e em seu empenho missionário diferentes gerações valorizando os grupos históricos (como OASE que completou 100 anos em 2013), o Coral Luterano (completou 70 anos em 2013), como também acolheu novas ênfases missionárias e ministérios de evangelização e missão, como na última década através de programas como Acampamento Moriah (crianças, adolescentes e jovens), promoção de valores humanos e cristãos junto a estudantes de escolas públicas de Rio Negro e Mafra, visitação hospitalar e aconselhamento a famílias, através de palestras e mensagens levados pelos pastores, palestrantes leigos ou estagiários levamos a mensagem do amor de Cristo e a promoção de valores cristãos e humanitários a serviço da vida humana e do cuidado com a criação e o meio-ambiente.
Diversos programas de formação com abertura ecumênica tem sido oferecidos a pessoas interessadas em ampliar seu aprendizado como Curso Bíblico Alpha, Curso Bíblico Trilha 8, Curso para Casais e ministério de estudos bíblicos para Casais, Curso de Teologia para Lideranças Leigas, Curso de Música, Capacitação para Ministério de Acampamentos, Retiro para Mulheres, Retiro para Homens, e uma diversidade de grupos de estudo bíblico e de oração que reúnem nas casas mais de 150 pessoas.
Em Junho de 2019 com a Missão de promover vida e saúde emocional junto as lideranças e famílias de Rio Negro e Mafra sob iniciativa do P. Jairo com apoio do Presbitério da Igreja Luterana, do Ministério Acampamento Moriah e da Secretaria de Educação de Mafra foi trazido do Rio Grande do Sul o psicólogo, professor, comunicador e preletor Vilnei Varzim. Fomos presenteados com o Tema Promovendo a Saúde Emocional de Adolescentes e Jovens desta Geração.
Neste ano de 2019, 130 anos de história e missão crista na região de Rio Negro e Mafra foram celebrados com Culto de Ação de Graças do aniversário da Comunidade. O culto contou com a presença do Pastor Sinodal Claudir Burmann do Sínodo Norte Catarrinense, como pregador.
As pessoas integrantes e também amigos da Igreja Luterana de rio Negro foramo acolhidos com almoço comunitário no salão da Igreja. Após, foi servido delicioso bolo de aniversário acompanhado de café e chá, coroando esse evento festivo abençoado pela graça de Deus em todos os seus aspectos.
Conforme confessado através de um dos mais belos cânticos do Coral Luterano de Rio Negro também nós podemos cantar e louvar a Deus com as palavras de testemunho do apóstolo Paulo de 1Coríntios 15.58: Portanto , meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.