Igreja do Espírito Santo em Blumenau reabre após quase 500 dias em obras

10/12/2022

Igreja do Espírito Santo 1.
Igreja do Espírito Santo 2.
Igreja do Espírito Santo 3.
Igreja do Espírito Santo 4.
Igreja do Espírito Santo 5.
Igreja do Espírito Santo 6.
Igreja do Espírito Santo 7.
Igreja do Espírito Santo 8.
Igreja do Espírito Santo 9.
Igreja do Espírito Santo 10.
Igreja do Espírito Santo 11.
Igreja do Espírito Santo 12.
Igreja do Espírito Santo 12x
Igreja do Espírito Santo 13.
Igreja do Espírito Santo 14.
Igreja do Espírito Santo 15.
Igreja do Espírito Santo 16.
Igreja do Espírito Santo 17.
Igreja do Espírito Santo 18.
Igreja do Espírito Santo 19.
1 | 1
Ampliar

“Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor”. Este Salmo expressa o sentimento de cada pessoa que participou das celebrações de reabertura da igreja do Espírito Santo, templo da Comunidade Blumenau Centro, no Sínodo Vale do Itajaí, no sábado e domingo, 10 e 11 de dezembro. Após 495 dias de obras de restauração e reforma ininterruptas, a casa de cultos, concertos, celebrações e decisões voltou a ser frequentada.

“Quando uma comunidade lança a pedra fundamental do seu templo, fruto de muito trabalho, ela comunica que tem muito a contribuir com a sociedade ao seu entorno. Na tradição luterana, fé, instrução e trabalho são marcos civilizatórios importantes no processo de construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Nos alegramos com a Comunidade Blumenau Centro pelo seu testemunho de fé ao longo da história do Vale do Itajaí. Que Deus abençoe o espaço litúrgico restaurado para a Sua glória.”, enfatizou o pastor sinodal Alan Schulz.

“Estamos apresentando o resultado de um trabalho árduo de muitas pessoas combinado com a ajuda financeira de muita gente. Externo agradecimentos a Deus, ​ que sempre esteve conosco em todos os momentos e por ter sido tão bom e generoso, renovando a oportunidade de louvar e orar seu Santo nome, preservando a herança dos nossos antepassados”, discursou o presidente da Comunidade, Marcos Grützmacher.

O restauro completo foi extremamente necessário pelos inúmeros problemas encontrados na estrutura do telhado, com 80% de sua madeira substituída, assim como a troca do forro interno, a recuperação dos arcos e adornos. Outros trabalhos foram de suma importância, como a nova estrutura do lanternim e o restauro de toda marcenaria (altar, púlpito, bancos, lustre e portas).

Novas tecnologias foram empregadas com o objetivo de proporcionar maior segurança e conforto aos usuários, como o novo sistema de iluminação com automação, a climatização - incluindo a área da torre para proteção do sistema do órgão de tubos, sonorização, portas automáticas, entre outros.

O órgão foi todo restaurado com a substituição para o sistema óptico, e ampliação do número de flautas. Os dois grandes vitrais, Ascensão e Pentecostes, que apresentavam abaulamento por desgastes da estrutura, foram completamente restaurados.

A Lei Rouanet previu um aporte de R$ 5,8 milhões. Além da lei de incentivo, doações de pessoas físicas na ordem de R$ 1 milhão completaram o apoio necessário para que as obras fossem concluídas conforme planejado.

O pastor Milton Jandrey, ministro local, agradeceu por cada parceria: “Vocês são luz de Cristo. Podem confiar! Uma luz que não deve só brilhar em nossos rostos, canto, louvor, nas orações aqui na igreja do Espírito Santo belamente restaurada. Esta luz não pode ficar oculta sobre este monte, mas deve luzir e brilhar no dia a dia. Terminado o restauro, temos mais tempo para anunciar e testemunhar a luz de Cristo. Que assim seja! Amém”. 

Assista um vídeo institucional na Midiateca abaixo.


Autor(a): Tobias Mathies
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
ID: 69098
MÍDIATECA
COMUNICAÇÃO
+
O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br