A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), representada por lideranças do Sínodo Vale do Itajaí, principalmente da Paróquia Blumenau Centro e da Escola Barão do Rio Branco, participou do desfile de aniversário dos 159 anos de Blumenau, nesta quarta-feira (2), na Rua 15 de Novembro. Os temas principais, 180 anos de imigração alemã em Santa Catarina, 150 anos da primeira Sociedade de Atiradores e criação dos Clubes de Caça e Tiro, foram apresentados em 85 alegorias, 20 fanfarras, além de carros alegóricos.
No bloco da Igreja Luterana foi lembrada a caminhada religiosa desde a colonização até os dias atuais. Os membros carregaram estandartes com as logomarcas da IECLB e do Sínodo, além da divulgação do tema do ano e personagens representando o colonizador, o luterano Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau. Os setores de trabalho foram apresentados representando as atividades dos dias atuais, a inserção social e o papel comunitário da Igreja. A Escola Luterana Barão do Rio Branco mostrou as atividades do educandário relacionadas à herança e a influência alemã.
A Banda do 23º Batalhão de Infantaria abriu o desfile, que reuniu aproximadamente cinco mil espectadores. O encerramento ficou ao cargo do Jeep Clube de Blumenau. Entre as alegorias, destacam-se a IECLB, primeira igreja de Blumenau; o Grupo dos 17 Imigrantes; Fundação Municipal de Desportos e fanfarras de diversas escolas municipais.
Homenagem
Às 8h30min, aconteceu a tradicional solenidade no Mausoléu, com homenagens ao fundador da cidade, Hermann Bruno Otto Blumenau. O pastor Breno Carlos Willrich representou a IECLB, dentre autoridades como o governador Luiz Henrique da Silveira, o vice-governador Leonel Pavan e o prefeito João Paulo Kleinübing.
Fotos: Alexandre Eggert / Divulgação ASCOM