O Sínodo Vale do Itajaí reuniu quase 200 delegados e delegadas, entre ministros e ministras, lideranças comunitárias, paroquiais e de setores de trabalho, para a 28ª Assembleia Sinodal. Na manhã do dia 04 de maio, no Centro de Formação e Eventos Rodeio 12, um culto dá início ao encontro. A pregação ficou a cargo da Pa. Iraci Wutke, vice-pastora sinodal do Sínodo Espírito Santo a Belém.
Baseada no texto do evangelho de Mateus 28.16-20, ela desafiou a refletir sobre os seguintes imperativos: vai, faz, batiza, ensina e confia. Segundo ela, estes verbos necessitam receber a tônica do amor. “O tom de fala de Jesus é amoroso, inspira cuidado e confiança. Ele jamais impõe. Ele chama, acolhe e ensina. Esse modelo de fazer missão de Jesus é o nosso parâmetro para a atuação enquanto igreja no Brasil. Nosso desafio é ressignificar o que pensamos ser óbvio: viver o nosso batismo com o compromisso que ele requer e não apenas “sócios” pagadores, mas sim seus verdadeiros seguidores”.
Delegados e delegadas reconheceram que, a Igreja com 200 anos de história no Brasil, revela sua relevância e importância em solo brasileiro. Mas, não é a mesma Igreja fundada pelos primeiros imigrantes luteranos. “De tempos em tempos há a necessidade de mudanças e de renovações”.
Wutke ainda enfatizou que a identidade confessional da Igreja Luterana é clara e encantadora para quem já a conhece. “É necessário refletir sobre a nossa verdadeira motivação e se ela está encantando outras pessoas além dos nossos membros. Estamos motivados e motivadas para seguir nessa caminhada? Ainda brilha nosso olhar quando nos identificamos como luteranos e luteranas?”, perguntou.
A Assembleia ainda aprovou a prestação de contas anual - exercício 2023. O Plenário ainda criou o Conselho Sinodal de Educação Cristã Contínua e a Equipe Permanente de Implementação e Monitoramento da Política de Justiça de Gênero. Ambos os colegiados irão ser compostos por representantes do colégio de ministros, do Conselho Sinodal e dos setores de trabalho do Sínodo Vale do Itajaí, respeitando a equidade entre homens e mulheres.
Eleições
A pastora Aline Danielle Stüewer foi eleita para a função de vice-pastora sinodal, para compor a gestão do ministério sinodal, após saída da pastora Mirian Ratz, que assumiu a Secretaria do Ministério da Ordenação da IECLB, em Porto Alegre/RS. Também foi eleita para 1ª suplente do presidente da Assembleia, a senhora Helga Knaesel.