Com o intuito de celebrar 200 anos de Presença Luterana contínua no Brasil e 140 anos no Vale do Iguaçu, a Paróquia Vale do Iguaçu promoveu o Espetáculo Musical “História da nossa gente”. Foi nos dias 03 e 04 de maio de 2024, no Cine Teatro Luz de União da Vitória/PR. Um projeto que contou com o apoio e os recursos financeiros de empresas, da venda de produtos relacionados e da própria Paróquia.
A idealização e a coordenação do Espetáculo foram realizadas pelo professor e musicista Ezequiel Franco e pela Pastora Dra. Dione Carla Baldus. O evento contou com uma equipe direta de 50 pessoas e foi abrilhantado por diversos grupos de música e dança de Porto União/SC, União da Vitória/PR e região: Coral do Instituto Cultural Grünenwald, Coral de Caçador, Rio das Antas e Fraiburgo, Coral Cantare, Grupo de Dança Evolution de Porto Vitória, Coral Amor Especial da APAE, Bandinha Primavera de Santa Cruz do Timbó, Grupo de Teatro, Canto e Instrumental da Paróquia Vale do Iguaçu. Além das participações especiais de Robson José Castilho Gregório, Vanderlei Werle, Heloísa Baldus Gromann, Ezequiel Franco e Irene Loeffer Winter. Perfizeram os bastidores (organização) do Espetáculo, aproximadamente, 240 pessoas voluntárias.
O evento dispôs da Exposição de Pinturas dos Templos das Comunidades que integram a Paróquia, realizada pela artista Elizandra de Lara Molenda da Associação Amadeu Bona. Incluiu ainda a distribuição de aproximadamente 340 mudas de macieiras. E, como parte do ingresso, foram arrecadados alimentos e materiais de higiene pessoal e de limpeza encaminhados para as pessoas desabrigadas no Rio Grande do Sul.
Todo o trabalho desenvolvido que culminou com a apresentação do Espetáculo Musical deixa um legado relevante para a Igreja de Confessionalidade Luterana; e, principalmente, para as pessoas que se dedicaram a tornar esse projeto realidade cooperando com a memória da história da presença luterana no Vale do Iguaçu. Dentro de algumas semanas, será disponibilizado o vídeo editado do Espetáculo.
Gratidão às pessoas que oportunizaram a realização deste evento e àquelas que apreciam e apoiam as expressões culturais e a memória histórica.