História Comunidade Porto União

Comunidade de Porto União e União da Vitória
Interior da Igreja
Interior da Igreja
Casa Pastoral
1 | 1
Ampliar

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Porto União e União da Vitória faz parte do Sínodo Norte Catarinense, foi fundada em 11 de maio de 1913, um domingo de Pentecostes, data considerada pelos fiéis como o início da Igreja Cristã.

Naquela época o Coronel Amazonas trouxe muitas pessoas para povoar a região, entre eles, inúmeros imigrantes alemães, os precursores da comunidade. Muitos estrangeiros precisavam de assistência religiosa, por isso a comunidade passou a ser atendida por pastores itinerantes. Durante a 1ª Guerra Mundial (1914-1918), a língua alemã foi proibida e por isso as atividades da comunidade foram paralisadas. Em 1922, os luteranos passaram a ter seu pastor, Heinrich Weiss, vindo de Baviera, Alemanha. Em 1929 foi inaugurada a casa paroquial com oratório anexo. Em 16 de outubro de 1949 foi lançada a pedra fundamental do novo templo, inaugurado em 1955. Hoje, a Comunidade de Porto União faz parte da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Vale do Iguaçu, a qual possui oito comunidades e dois pontos de pregação que estão demonstradas no Mapa abaixo junto com as suas localizações.

Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa.
Efésios 1.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br