
O significado da palavra ‘Presbítero’
As palavras ‘Presbítero’ e ‘Presbitério’ têm origem na Bíblia. Literalmente, a palavra grega Presbítero significa ‘o mais velho’. Na Bíblia, o termo é usado em dois sentidos: (a) pessoa idosa, anciã e (b) líder de um grupo ou do povo.
Os dois significados entrelaçam-se, porque, normalmente, eram as pessoas mais velhas que se tornavam líderes do povo. No Antigo Testamento, os anciãos tinham responsabilidades judiciais, políticas e militares. Eles também eram responsáveis pela observância das leis de Deus. O conselho de anciãos em Israel era o órgão máximo de decisões. Com o tempo, o termo ‘ancião’ passou a ser usado para falar em pessoas que exerciam funções de liderança, independente da idade.
As primeiras Comunidades usavam a palavra Presbítero para se referir às suas lideranças |
As primeiras Comunidades cristãs utilizavam a palavra Presbítero para se referir às suas lideranças. Esse é o uso mais comum da palavra no Novo Testamento. Presbitério era o grupo de pessoas que cuidava dos membros, organizava e conduzia a Comunidade. Essas pessoas colaboravam com os apóstolos (At 15.22) e eram eleitas sob oração e jejum (At 14.23).
Funções de Presbítero no Novo Testamento
- Cuidar da doutrina: era responsável por questões de fé e doutrina. Em conjunto com os apóstolos, tomava decisões para toda a Igreja (At 15.1-6 e 16.4).
- Pastorear o rebanho: cuidava da Comunidade, assim como o pastor cuida do seu rebanho. Procurava manter a unidade e evitar que seitas, ideologias e divisões afetassem a Comunidade (At 20.28-30 e 1Pe 5.2).
- Pregar e ensinar: também assumia responsabilidade pela pregação e pelo ensino (1Tm 5.17).
- Visitar doentes: visitava pessoas doentes, fazia unção com óleo e orava pela cura (Tg 5.14-15).
- Cuidar dos necessitados: o serviço aos necessitados é tarefa de toda a Igreja, mas especialmente o Presbitério é chamado a assumir a tarefa de socorrer os necessitados (At 11.29-30 e 20.35).
- Estimular os dons: estimulava os membros para colocarem os seus dons a serviço da Comunidade (1Tm 4.14).
Os textos bíblicos indicam que a função do Presbitério era supervisionar as atividades na Comunidade local e pastorear o rebanho. Naturalmente, esse trabalho era feito em comum acordo com os apóstolos.
Embora o termo Presbítero seja usado apenas no masculino, é certo que também havia liderança feminina nas Comunidades cristãs (Rm 16.1-16).
Conduta
Sobre qualidades, virtudes e conduta dos Presbíteros, Tt 1.6-9 e 1Pe 5.2-3 dão indicações preciosas:
- ser pessoa moralmente qualificada e socialmente respeitada;
- ter maturidade para resistir à tentação do orgulho e do autoritarismo;
- ter demonstrado na sua própria casa que possui virtudes para presidir uma Comunidade;
- conhecer os fundamentos da fé cristã para discernir entre a sã e a falsa doutrina;
- buscar o bem e a justiça;
- servir de boa vontade como modelo para a Comunidade.