Governo está fazendo uma opção pelo capitalismo

16/11/2003

 

Na consulta popular promovida pelo Fórum Social Brasileiro (FSB), de 6 a 9 de novembro, em Belo Horizonte, um dos críticos mais ferozes ao governo do Partido dos Trabalhadores (PT) foi o professor de História, Valério Arcari, da Universidade de São Paulo (USP).

O governo Lula está fazendo uma opção pelo capitalismo, que é incompatível com os interesses estratégicos do povo, proclamou em meio a aplausos e vaias do público, segundo relato dos repórteres Dilene Ferreira e Eduardo Franco, enviados especiais da agência Adital a Belo Horizonte.

Se o Brasil aceitar a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) ele será reduzido a colônia dos Estados Unidos, alertou o professor durante a conferência intitulada Estado e movimentos sociais: repressão, cooperação, cooptação.

Na oficina Por onde tem ido e por onde irá o governo Lula, o economista e cientista político licenciado da Universidade Federal de Minas Gerais para a Secretaria Geral da Presidência da República, Juarez Guimarães, disse que ainda é prematuro dizer o que vai acontecer no governo Lula.

Respondendo os questionamentos do professor Valério Arcari, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Luiz Marinho, alertou que é preciso ter a sabedoria de não exagerar, para não perdermos o bonde da história. Lembrou que esse governo foi conquistado pelo voto num processo democrático e de alianças.

Mais de 1,2 mil organizações sociais e 23 mil pessoas participaram do FSB de Belo Horizonte. Em entrevista à Adital, Lúcia Simões, da equipe organizadora do Fórum, informou que nenhuma agenda de trabalho foi tirada do evento, deixando, assim, os movimentos sociais livres para definirem o que pretendem fazer, seja juntos ou individualmente, daqui para frente.

Fonte: ALC/Notícias IECLB (ISK)

COMUNICAÇÃO
+
Eu anunciarei a tua fidelidade e te louvarei o dia inteiro.
Salmo 35.28
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br