Um culto de Ação de Graças marcou a despedida do pastor Gilmar Finken Zacomelli da Paróquia de Gaspar, no Sínodo Vale do Itajaí. A celebração aconteceu no domingo, 19, e reuniu a comunidade, amigos e ministros que atuaram com ele. A desinstalação foi conduzida pelo pastor sinodal em exercício Sigfrid Baade.
Na pregação, o pastor Gilmar enfatizou que o apóstolo Paulo, ao escrever a carta ao povo de Éfeso, chama a atenção para um ensinamento muito importante: ele não somente escreve uma carta, como também ora pela comunidade, colocando-a nas mãos de Deus. “Vamos levar conosco, o desafio de deixarmo-nos abraçar por Deus como Paulo abraça a sua comunidade, como o menino compartilha seu alimento e como o rio foi abraçado pelo mar, para vivenciar a verdadeira vida em comunhão com Deus e uns com os outros”.
O pastor Sigfrid, ao agradecer pelo ministério e pela atuação de Zacomelli, disse que quando é necessário tomar uma decisão, também existem consequências. Dizer sim para um novo campo de trabalho é muito desafiador. “Vão com alegria. Com disposição e desprendimento. Com fé e confiança. Com o desejo de servir aquelas comunidades que lá aguardam, na Paróquia em Nova Hartz, no Sínodo Nordeste Gaúcho, por vocês ansiosas para serem pastoreadas. Vocês vão ter novas oportunidades, expectativas e desafios. Tb lá o Reino de Deus espera por trabalhadores da Seara. Que Deus os possa iluminar, guiar, proteger, orientar”.
O pastor Gilmar estudou na Faculdades EST, em São Leopoldo (RS), entre 1989 e 1994. Neste período fez estágio na Paróquia de Não Me Toque (RS). O Período Prático de Habilitação ao Ministério ocorreu na Paróquia de Primavera do Leste (MT). Em 1996 foi enviado para a Paróquia de Matupá (MT). Atuou ainda nas paróquias de Nova Estrela (SC), Chapecó (SC), Independência (RS) e Rincão da Porta-Pinhal (RS). Gilmar é casado com Roswita e pai do Sílvio e da Júlia.