O exercício das diversas funções na IECLB requer empenho, dedicação e, acima de tudo, o diálogo franco e fraternal. As lideranças, desde a Comunidade até as instâncias nacionais – em todos os níveis –precisam atuar em sintonia, respeitando fronteiras, sempre cientes da complementaridade das suas funções. A Presidência, por exemplo, cuida e zela pela unidade organizacional e pela identidade confessional da IECLB. Ela responde por essa atribuição com o apoio dos responsáveis por instâncias administrativas – em especial, o Conselho da Igreja e a Secretaria Geral – e com a ação conjunta de Ministros e Ministras, particularmente as Pastoras e os Pastores Sinodais. Procura sintonizar com a palavra do apóstolo Paulo: ... para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros. (1Coríntios 12.25).
O exercício da Presidência é compartilhado com a Pastora 1ª Vice-Presidente e com o Pastor 2º Vice-Presidente.
Nessa função, expresso o profundo reconhecimento de que ser Pastor Presidente da IECLB traz muita satisfação, alegria e motivação quando se observa a dedicação da multidão de membros que está ativa apaixonadamente na Missão de Deus por meio da IECLB. Trata-se de uma multidão que responde convictamente ao convite do apóstolo Pedro: Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus (1Pedro 4.10). Refiro-me aos membros que exercem liderança, homens, mulheres, gente jovem e de mais idade, que têm prazer em cuidar das frentes que procuramos abraçar.
A todos e todas expresso, como Pastor Presidente, a minha gratidão pelas palavras de apoio, pela orientação, por questionamentos e críticas que nos levam a avançar e aprofundar temas, pelo empenho crescentemente mais abrangente de responsabilidade compartilhada, componente essencial da nossa compreensão de Igreja e imprescindível para cuidar bem do bem da IECLB.