Formatura da 1ª Turma do Curso de Pós-Graduação Especialização em Educação e Gestão Musical em Contexto Comunitário

02/02/2017

14468559_1478470678836115_3874684773616017013_o
14480570_1476852958997887_150541853235513892_o
IMG_8914
IMG_8925
1 | 1
Ampliar

A IECLB enquanto instituição, herdeira de uma rica tradição musical, marcada historicamente também pela sua preocupação e valorização com a Educação e em especial a Educação Musical, percebendo uma inquietude em relação à capacitação musical demonstrada por parte de alguns Conselhos de Música de alguns Sínodos, iniciou um diálogo para que para possíveis encaminhamentos e parcerias pudessem surgir a partir daí.

E foi assim que tudo começou!

Os Sínodos Paranapanema, Vale do Itajaí e Norte Catarinense da IECLB, considerando esta questão e percebendo a necessidade de envolver-se com a capacitação musical direcionada à música na igreja e da Igreja, iniciaram através das coordenadoras dos seus Conselhos de Música: Lislie Moraes de Carvalho, Rubia de Oliveira e Cladis Erzinger Steuernagel, fervorosas conversas e trocas de emails com a Coordenadoria de Música da IECLB.

A proposta seria oferecer cada vez mais meios de alcançar e envolver lideranças musicais, possibilitando suporte reflexivo e prático para que as ações musicais pudessem estar fundamentadas em referências bíblica/teológicas e em consonância com a confessionalidade luterana.

A Coordenadoria de Música da IECLB através da Professora Dra. Soraya Eberle considerou haver uma boa chance deste sonho dar certo, buscando uma parceria com o ISEI, Instituto Superior de Educação Ivoti, através da Coordenadora dos Cursos de Especialização Professora Dra Marguit Carmen Goldmeyer para formalizar o curso e a sugestão foi realizar os módulos em Joinville e com isso fomos recebidos e acolhidos pelo Bom Jesus/IELUSC.

O curso iniciou com pessoas vindas dos Sínodos Paranapanema, Vale do Itajaí e Norte Catarinense e os módulos foram ministrados por professores de diversas cidades do Brasil. Os alunos chegaram trazendo na bagagem suas realidades bem específicas e cada um com experiências musicais diferentes, porém todos tinham em comum a busca em aperfeiçoar-se no ministério da música.

Juntamente com os musicistas inscritos da IECLB também duas alunas de outras denominações fizeram parte do grupo. Com isso pudemos abrir um leque e compartilhar experiências da igreja Assembléia de Deus e nossa co-irmã IELB.

Sem dúvida, este curso marcou a vida profissional de cada um (a), pois tivemos a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e estabelecer novas conexões que irão ficar para sempre marcados em nossa memória.

Como não lembrar “dos tantos e tantos” trabalhos? Foram inúmeros relatórios, apresentações e composições musicais. Quantos finais de semana durante estes dois anos de curso, com sol ou chuva, calor ou frio, a presença era necessária.

A monografia, ah! Um desafio tanto para os alunos como para os orientadores. Temas e conteúdos bem pertinentes às nossas práticas e às vezes não tão comuns para a pesquisa. Não foi fácil, achar o início, muito menos o fim. Foram horas e horas, debruçados no computador e nos livros.
Mas valeu a pena!

Quinze alunos chegaram até o final do curso. A celebração da formatura aconteceu na Igreja da Paz, em Joinville, dia 02 de fevereiro, e foi um ato muito significativo para nós alunos, nossas famílias, para os professores, para as autoridades eclesiásticas, para as instituições e para a igreja como um todo.
Somos gratos a Deus por ter nos permitido realizar este curso. O que aprendemos com os professores, excelentes mestres e com os colegas será uma legado para toda vida.

Temos a certeza de que o “ofício do músico” na igreja está cada dia sendo mais reconhecido e incentivado pelas nossas comunidades. A nós cabe exercer este ofício com responsabilidade e amor, para que através de nós, novas lideranças e musicistas sejam incentivados a fazer música na igreja.
 

COMUNICAÇÃO
+
Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br