Um dos aspectos preocupantes da atual sociedade brasileira é a violência, presente no cotidiano das pessoas. Essa violência vem atrelada às muitas formas de injustiça e de desigualdades sociais. Encontrar mecanismos e alternativas para a sua superação não deve ser apenas tarefa do Estado, mas de todas as pessoas e de todos os organismos da sociedade civil, inclusive das igrejas cristãs e das religiões.
O grande desafio que temos, hoje, portanto é o da construção da paz através da superação da violência construindo uma sociedade fundada na justiça, na igualdade e na solidariedade. Diante disso, as igrejas cristãs e as religiões presentes na realidade brasileira são desafiadas a apresentar a sua contribuição na luta contra a violência e contra a injustiça.
A mensagem evangélica de amor, justiça e fraternidade exige uma atitude de denúncia das injustiças sociais e dos mecanismos da violência, mas também de anúncio de propostas e de ações que venham a contribuir com a melhoria de vida das pessoas transformando a sociedade na direção da justiça e da paz.
Algumas experiências, em vários lugares do Brasil, revelam que a sociedade civil organizada, com a participação das igrejas e religiões, pode encontrar caminhos que levem às mudanças desejadas.
O tema “igrejas e religiões na construção da justiça e da paz”, proposto para o Curso de Ecumenismo 2013 do CESEEP, que será realizado entre os dias 26 de junho e 13 de julho, traz a possibilidade de se refletir sobre esta realidade, com aprofundamento teórico e articulação com a prática das igrejas e religiões.
O Curso, que oferece um espaço de rica convivência entre pessoas de diferentes igrejas e religiões, momentos de espiritualidade e intenso programa de visitas a comunidades religiosas, além de iniciativas em favor da paz, conta com a parceria com o MOFIC, CLAI, KOINONIA e o apoio do CONIC.
Veja o formulário de inscrição para o Curso http://ceseep.org.br/ficha-de-inscricao-ecumenismo/ .