A IECLB participou na organização e coordenação do Curso de Formação e Ecumenismo, que aconteceu em São Leopoldo/RS, nos dias 25 e 26/04/2009, sob o tema “Juventude superando a violência, construindo redes”. O curso teve por objetivo capacitar os jovens a reconhecer, denunciar e superar situações de violência em que estão envolvidos cotidianamente através da participação de um trabalho em rede promovendo a solidariedade e a paz. Os e as jovens participantes eram oriundos de igrejas diversas, de movimentos sociais, de pastorais etc. A IECLB esteve representada através do Departamento de Educação Cristã (DEC) e de sete jovens engajadas no trabalho com juventudes em sua Comunidade e seu Sínodo. O evento foi coordenado em parceria com o Centro Ecumênico de Capacitação e Assessoria (CECA), Centro Estudos Bíblicos (CEBI), Trilha Cidadã e Rali de Comunicação, Rede Ecumênica de Juventude Sul (IEAB), Coordenação de Juventude, Instituto de Pastoral da Juventude (IPJ).
Relatos de jovens da IECLB que participaram do curso:
“Aprendizado sobre formas de superação da violência e construção de redes, conhecimento de grupos e trabalhos desenvolvidos por jovens em diferentes igrejas, reflexão, cantoria, integração de grupo, motivação para continuar ajudando na missão de paz e amor de Deus. Esses são alguns elementos vivenciados no curso de formação em ecumenismo. Foi muito importante conhecer experiências de pessoas que venceram a violência e que agora motivam outras pessoas a fazer o mesmo e contribuir para isso. Da mesma forma, refletir sobre a existência e a importância da construção de redes foi muito significativo para mim enquanto jovem, e jovem da IECLB. Enfim, foi muito bom participar.”
Daniela Hack, Paróquia de Parobé/RS
“Uma rede com fios homogêneos não é tão bonita quanto aquela construída com a diversidade das cores. A diversidade é o que nos une!
Em conjunto, ouvimos como uma rede de relações pode auxiliar na construção de um mundo melhor. Pudemos sentir a importância que cada pessoa tem em nossa vida, como cada um auxilia na pintura de nosso desenho, que é a própria vida.
Saímos do encontro desafiados a mudar o mundo, a apaixonarmo-nos pelas outras pessoas para assim compreendê-las e auxiliá-las. Saímos do encontro motivados a levar adiante estas propostas e o grande desafio é multiplicar estas idéias, aumentar estas redes para assim pintarmos também a vida de outras pessoas.”
Daniele Schmidt Peter
Paróquia Ascensão de Canguçu – IECLB
CAPA Pelotas
“Estou na Juventude Evangélica há nove anos, e já estive presente em muitos cursos de formação. Algumas vezes como participante, outras vezes como organizadora e uma vez como oficineira. Entretanto, a participação neste curso me proporcionou algumas experiências novas, que me fizeram sentir renovada para o trabalho com jovens. Senti-me fazendo parte de um grupo que busca mudanças na sociedade e percebi que essas mudanças precisam começar por mim. Vou fazer um esforço para que esse curso possa vir até a minha região.”
Katilene Wilms
Sínodo Vale do Itajaí