A Comunidade Blumenau alegrou-se com a vinda do seu novo ministro. O pastor Flávio Luiz Peiter foi instalado com um culto especial na noite do dia 9 de março, para atuar no segundo pastorado. O ato foi coordenado pelo vice-pastor sinodal, Sigfrid Baade, e teve como assistentes o casal de pastores Milton Jandrey e Márcia Helena Hülle, que já atuam na Comunidade.
Em sua pregação de instalação usou o texto de sua Ordenação em 1 Pedro 5.2-3, quando ressaltou a importância da tarefa pastoral na Igreja e todos os seus cuidados em relação ao rebanho (batizados). Falou sobre a caminhada de fé que é a influência de diversas pessoas e pastores/as na vida de cada um. Ressaltou a importância de ter amor pelo pastorado e sua relação de confiança com o rebanho. “A tarefa do pastor é ensinar o seu povo a ouvi-lo e compreende-lo. E toda tarefa deve ser decisão própria. Nas escolhas nada pode ser por obrigação, mas de boa vontade. De acordo com o texto Jesus é o pastor dos pastores e somos pecadores todos, mas sempre na perspectiva de ser como pastor/a também um modelo para a comunidade”.
Flávio é natural de Toledo (PR) e tem 43 anos. Casou-se com Carla Vanessa Rieger e pai de Mariana Rieger Peiter (9). Cursou teologia em São Leopoldo (RS), entre 1991 e 1997. Fez seus estudos curriculares na Paróquia de Ibirubá (RS). O Período Prático de Habilitação ao Ministério foi realizado em Jaraguá do Sul (SC), em 1998. Atuou em Novo Hamburgo (RS), na Comunidade Floresta Imperial; em Céu Azul (PR); e na Paróquia Sul de Curitiba (PR).